Logo
Virou notícia, virou Tag!

Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios e saiba como consumir a hortaliça do momento

Facebook
Twitter
LinkedIn
Confira os benefícios do ora-pro-nóbis
Confira os benefícios do ora-pro-nóbis

A Ora-pro-nóbis é a hortaliça do momento! É altamente nutritiva, com alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes

Confira abaixo uma lista com benefícios do alimento que tem feito sucesso nas dietas, principalmente para vegetarianos e veganos:

+ Uma panela só: surpreenda a família com essa receita fácil de Galinhada

1. Por ter alto teor de proteínas, pode ser uma alternativa para substituição de carne

Devido ao seu alto teor de proteínas, o ora-pro-nobis é um dos alimentos mais indicados para vegetarianos e é um excelente substituto para a carne. Por isso, é coloquialmente conhecido comocarne de pobre“. Notavelmente, a proteína é essencial para a saúde muscular, contribui para a composição da pele e do cabelo e é importante para a imunidade. Dito isso, obter esse nutriente no seu dia a dia é essencial! Que tal uma salada verde bem nutritiva com ora-pro-nobis?

2. É muito importante para o bom funcionamento do sistema digestivo, por ser fonte de fibras

A ora-pro-nobis também se destaca como fonte de fibras, nutriente que garante a saciedade e é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo. A fibra também ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue (essencial para uma dieta diabética) e apoia a saúde circulatória. Por isso, a recomendação é sempre consumir alimentos ricos nesse nutriente.

Ora-pro-nobis: fácil cultivo e alto valor nutritivo
Ora-pro-nobis: fácil cultivo e alto valor nutritivo

3. Tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes

Como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nobis tem propriedades terapêuticas muito importantes: atua como desintoxicante, ajuda a limpar o corpo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e atua como um agente anti-inflamatório natural. Além disso, esse vegetal tem potencial cicatrizante, ou seja, auxilia na regeneração dos tecidos e na cicatrização de feridas na pele.

4. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B, portanto fortalece a imunidade

As folhas de Ora-pro nobis também são ricas em vitaminas essenciais que ajudam a aumentar a imunidade. A vitamina A é especialmente importante para a saúde da visão (por exemplo, ajuda a prevenir doenças da córnea) e é um antioxidante (importante para a saúde da pele). Por sua vez, a vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro, auxilia na produção de anticorpos (para prevenir gripes e resfriados) e, por suas propriedades antioxidantes, ajuda a proteger as células. As vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento do sistema nervoso, circulatório e imunológico. Por ser a fonte de todas essas vitaminas, o ora-pro-nóbis é um vegetal rico em nutrientes que pode fazer parte da alimentação de qualquer pessoa.

5. É fonte de cálcio, ferro e fósforo

Ora-pro-nóbis (também chamada de orabrobó) é uma planta rica em minerais importantes: cálcio, ferro e fósforo. Portanto, nossa recomendação é usá-lo para enriquecer saladas, smoothies verdes e outras receitas. Por exemplo, cálcio e fósforo trabalham juntos para fortalecer ossos e dentes. Já o ferro é responsável pelo transporte de oxigênio nas células, auxilia na produção de colágeno e elastina (proteínas vitais da pele) e é importante para a imunidade.

Como usar no dia a dia?

Utilize essa rica hortaliça em sucos, chás, omeletes, saladas e risotos. Aproveite!

Muita usada na culinária mineira, a ora-pro-nóbis é indicada para o preparo de saladas, omeletes, risotos, smoothies, sucos e chás. Outra dica interessante é desidratar e triturar as folhas para fazer uma espécie de farinha nutritiva. Esse ingrediente pode ser usado no preparo de massas e bolos. Que tal?

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.