Nova carteira de identidade já foi emitida para mais de 1 milhão de brasileiros. Veja como pedir

TAG Notícias

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para um milhão de brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Este documento, que utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, já está sendo emitido em 12 estados do país.

O governo tem o objetivo de aumentar a integração para implantar a CIN em todos os estados até novembro deste ano.

Leia também: Desenrola já tirou do negativo 6 milhões de dívidas

A substituição pelo novo modelo de identidade é realizada de forma gratuita e traz simplificação no processo de identificação dos brasileiros, reduzindo a burocracia e ampliando a segurança, uma vez que o número do CPF é único e válido em todo o território nacional, ressalta o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

A importância da emissão da CIN está relacionada à segurança do documento, reduzindo o risco de fraudes. Anteriormente, uma mesma pessoa poderia ter diferentes números de Registro Geral (RG) por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação, além de contar com a versão digital que fica disponível no aplicativo Gov.br.

A nova carteira também apresenta um QR Code, que possibilita verificar a autenticidade do documento e permite saber se foi roubado ou extraviado, através de qualquer smartphone.

Atualmente, a emissão da CIN já está disponível em 12 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com a obtenção do documento impresso, as pessoas podem acessar o aplicativo Gov.br para baixar a versão digital da CIN.

Esse processo é semelhante ao realizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O procedimento é simples: após realizar o login no Gov.br, o usuário encontrará o ícone “Carteira de documentos” na tela inicial. Basta clicar no botão “+” e selecionar “Carteira de Identidade”, em seguida, “Adicionar Documento” para ter acesso à CIN Digital.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2105