Logo
Virou notícia, virou Tag!

Nestlé compra Kopenhagen e Brasil Cacau em transação de R$ 4,5 bilhões

Aquisição possibilita à Nestlé ingressar no segmento de lojas de chocolates e café e aguarda aprovação do Cade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Nestlé anuncia a compra da Kopenhagen, marca brasileira de chocolates (foto: reprodução - Tag Notícias)
Nestlé anuncia a compra da Kopenhagen, marca brasileira de chocolates (foto: reprodução - Tag Notícias)

A Nestlé anunciou a assinatura de um contrato para adquirir o Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. No âmbito dessa transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos cotistas são fundos geridos pela Advent, uma gestora de private equity.

A conclusão desse negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, conforme comunicado da empresa suíça, será submetida ao órgão regulador nas próximas semanas, com expectativa de fechamento da transação em 2024. Os detalhes financeiros não foram divulgados, mas o negócio foi estimado em R$ 4,5 bilhões.

Leia também: Gigantes de móveis e decoração, Mobly e Tok&Stok acertam fusão de empresas

O Grupo CRM, atualmente, possui mais de 1.000 lojas e é um dos maiores franqueadores do Brasil. Ao adquirir o controle acionário, a Nestlé ingressará em um segmento diferente do que atua, expandindo sua presença para lojas de chocolates e café.

“Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerar segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil”, afirmou Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Essa venda faz parte de um processo de desinvestimento do fundo americano Advent. No mês passado, o Advent vendeu 85% de sua participação no Carrefour.

Essa transação ocorre cerca de três meses após o Cade aprovar a compra da Garoto pela Nestlé. O acordo previa que o grupo suíço não poderia adquirir ativos que representassem pelo menos 5% do mercado de chocolates no Brasil por cinco anos.

A Kopenhagen, fundada em 1928 pelo casal de imigrantes da Letônia Anna e David Kopenhagen, é conhecida por seus clássicos como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand, e possui mais de 600 lojas em todos os estados brasileiros.

Por sua vez, as lojas Brasil Cacau estão no mercado desde 2009 e têm como missão democratizar o chocolate de qualidade no país, contando atualmente com mais de 400 unidades em todo o Brasil. Renata Moraes Vichi continuará liderando a operação do grupo brasileiro como acionista e CEO.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.