A marca Natura acaba de fechar negócio
A Natura&Co anunciou recentemente a venda da marca australiana de cosméticos Aesop para a L’Oréal por um valor empresarial de US$ 2,5 bilhões. O CEO da Natura&Co, Fábio Barbosa, afirmou que a transação “abre um novo ciclo” para a empresa, agora com um balanço desalavancado.
Com a venda da Aesop, a Natura&Co espera quase zerar sua dívida bruta e concentrar-se na integração da Avon na América Latina e na reestruturação da The Body Shop.
O que você precisa saber de importante da marca Aesop:
- A Aesop tem 395 pontos de venda em 29 mercados (com destaque para a Austrália) e faturou US$ 537 milhões no ano passado.
- A marca obteve uma receita de apenas US$ 28 milhões em 2012 com 52 pontos de vendas, o que demonstra seu crescimento exponencial nos últimos anos.
- A Aesop possui uma margem bruta na casa dos 90% e recentemente abriu sua primeira loja física na China, além de expandir significativamente seu portfólio de fragrâncias.
A venda da Aesop pela Natura&Co trará um retorno significativo, uma vez que a empresa havia comprado a marca por US$ 100 milhões em 2013.
No entanto, a venda ocorre em um momento em que a ação da Natura&Co está próxima de sua mínima histórica, com a empresa sendo avaliada em pouco mais de R$ 18 bilhões na Bolsa. De fato, a venda representa mais da metade do valor de mercado da companhia.
+ Outback lança mega promoção de jantar para dois com menu completo por R$ 99
O presidente da Natura, Fabio Barbosa escreveu uma carta aos colaboradores da empresa revelando e confirmando à venda.
Leia na íntegra a carta:
“Queridas e queridos colaboradores,
Estou muito contente em dividir com vocês uma ótima notícia.
Como vocês devem saber, o Conselho de Administração de Natura &Co vinha avaliando, desde outubro de 2022, as oportunidades para financiar o crescimento acelerado da Aesop. Hoje, estou feliz em compartilhar que fechamos um acordo com a L’Oréal para a aquisição da Aesop, que irá complementar a divisão de luxo da companhia francesa. Este é um excelente passo para a Aesop e para o nosso grupo como um todo.
Desde a sua fundação, em 1987, a Aesop oferece aos seus consumidores uma experiência diferenciada e atraente. Com uma oferta de serviço sem precedentes, lojas com espaços sensoriais e uma forte estratégia multicanal, é uma marca extremamente cobiçada, movida por propósitos e com produtos excepcionais.
Desde que passou a fazer parte de Natura &Co, no fim de 2012, a Aesop teve um crescimento espetacular, além de ter sido certificada como B-Corp em 2020 – fatos que nos deixam incrivelmente orgulhosos. Entre 2012 e 2022, as vendas brutas da marca cresceram de US$ 28 milhões para US$ 537 milhões. O número de lojas e de pontos de venda foi de 52 para 395 e a marca expandiu sua presença geográfica de oito para 29 mercados.
Mais recentemente, a Aesop inaugurou sua primeira loja física na China e aumentou consideravelmente sua categoria de fragrâncias, enquanto continuou a fazer progressos significativos em relação às metas sociais e ambientais como parte do Compromisso com a Vida. Por mais difícil que seja dizer adeus à Aesop e ao seu time de primeira, estamos confiantes de que a marca vai continuar a florescer sob a liderança da L’Oréal.
Para Natura &Co, a venda da Aesop marca um novo ciclo do nosso desenvolvimento. Ao fortalecer nossa estrutura financeira e desalavancar o nosso balanço, nós ficamos em uma posição mais adequada para investir em nosso portfólio e em iniciativas que trazem um impacto significativo para as Pessoas e para o Planeta (valores que são o centro do nosso modelo de negócios).
Vamos poder ter ainda mais foco nas prioridades estratégicas, como a integração da Natura e da Avon na América Latina, a otimização da presença internacional da Avon e o aprimoramento dos negócios da The Body Shop.
Nós também vamos poder continuar investindo em marcas promissoras e que tenham propósito por meio da Fable Investiments, nosso veículo de investimentos.
A operação de venda da Aesop está prevista para ser concluída no terceiro trimestre de 2023. Por enquanto, seguiremos operando normalmente, e trabalharemos lado a lado com a liderança da Aesop nesse processo de transição.
Somos extremamente gratos a todo o time da Aesop, que contribuiu imensamente não só para o sucesso da marca até aqui, mas também para tornar Natura &Co aquilo que somos hoje.
Um abraço caloroso,
Fábio Barbosa”