Museus interativos redefinem a experiência de aprendizado

tendência

Os museus têm evoluído constantemente e estão buscando formas inovadoras de atrair as pessoas e tornar a visita do público mais dinâmica. Uma tendência crescente é a adoção de tecnologias interativas, que não apenas informam, mas também envolvem os visitantes. Um exemplo dessa abordagem é o World of Wine (WOW), que utiliza artimanhas tecnológicas para proporcionar uma imersão única em seus museus.

Leia também: Viih Tube e Eliezer anunciam, ao vivo no Mais Você, nova gravidez: “Promovida a irmã mais velha”

Desvendando a cortiça: uma experiência interativa no museu Planet Cork 

Crédito: World of Wine
Crédito: World of Wine

No Planet Cork, as pessoas mergulham na história da cortiça através de telas e atividades interativas repletas de informações detalhadas, desde descobrir o próprio peso em rolhas até criar uma rolha personalizada em menos de um minuto. Além disso, uma experiência inusitada permite aos visitantes desfilar em uma passarela e se ver na tela, como verdadeiros modelos internacionais. Um painel acompanha a história da cortiça contada por um tradicional homem português, enquanto diversas atividades que exploram os sentidos estão à espera do público.

Embarque em uma viagem sensorial no Wine Experience

O Wine Experience, outro museu do WOW, não fica para trás em termos de interatividade e tecnologia. Painéis informativos e vídeos detalhados contam a história do vinho de maneira envolvente. Os visitantes podem interagir com a raiz de uma videira, descobrindo informações surpreendentes com um simples toque de mão na parede.

Crédito: World of Wine
Crédito: World of Wine

Elementos de gamificação, como quizzes sobre tipos de uvas, tornam o aprendizado divertido, enquanto uma réplica de vila explora a diversidade das 14 regiões vinícolas de Portugal. Uma sala de cinema oferece vídeos imersivos e há muitas atividades que exploram os sentidos, como a percepção do sabor com nariz tampado que proporcionam curiosas experiências sensoriais. Outra ação interessante é participar de um jogo onde você será desafiado a sentir um determinado cheiro e deverá tentar adivinhar qual é o aroma.

Encante-se e divirta-se com o mundo do vinho rosé no Pink Palace

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

No Pink Palace, a criatividade é explorada ao máximo no museu dedicado ao vinho rosé. A visita conta com uma degustação em que o visitante ganha uma pulseira com pins e cada um pode ser trocado por uma prova de vinho. Vídeos explicativos, piscina de bolinhas cor de rosa e cenários instagramáveis fazem deste museu uma verdadeira experiência sensorial.

Além disso, o local é repleto de interações, divertidas como uma garrafa gigante onde os visitantes se “transformam” no próprio vinho rosé para fotos memoráveis e uma gangorra em forma da ponte D. Luis (que liga Vila Nova de Gaia à cidade do Porto) que proporciona muitas oportunidades fotográficas

Em todos esses museus, a tecnologia é aliada do aprendizado, proporcionando uma jornada única pelo universo do vinho. Com atividades interativas, vídeos informativos e experiências que aguçam todos os sentidos, os museus do WOW conquistam não apenas os entusiastas do vinho, mas também aqueles em busca de uma visita cultural e divertida. Afinal, aprender pode ser tão empolgante quanto se divertir.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário