O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (12) a suspensão da conta no Instagram do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A decisão ocorre apenas três meses após o parlamentar ter recuperado o acesso ao seu perfil. Além disso, Moraes ordenou o bloqueio de até R$ 50 milhões das contas bancárias do senador.
Leia também: Mutirão de emprego oferece mais de 20 mil vagas em São Paulo até sexta-feira
A nova medida vem em resposta a recentes ataques de Do Val direcionados ao STF e ao próprio Moraes. Em um dos vídeos publicados, o senador afirmou que “o cerco estava se fechando” contra o ministro e que pretendia acioná-lo em “tribunais internacionais”.
Este não é o primeiro confronto entre Moraes e Do Val. Em junho do ano passado, o STF já havia ordenado a retirada das redes sociais do parlamentar do ar, após ele ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão pela Polícia Federal. Na época, ele era suspeito de obstruir as investigações sobre os atos criminosos do dia 8 de janeiro de 2023.
Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp
O episódio anterior envolveu uma reunião entre Do Val, o ex-deputado Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro, onde supostamente foi discutido um plano para gravar uma conversa com Moraes, na tentativa de conseguir uma declaração comprometedora que pudesse impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O advogado do senador, Iggor Dantas Ramos, ainda não foi notificado da nova decisão, mas classificou o bloqueio de R$ 50 milhões como “exorbitante e completamente atípico”.
Siga a gente no Google News para mais atualizações sobre este caso e outros assuntos importantes.