Logo
Virou notícia, virou Tag!

Ministro interino do GSI acusa generais Heleno e Braga Neto de participação em atos extremistas

Facebook
Twitter
LinkedIn
ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli
ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli

Ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, acusa os generais de participação nos atos em Brasília dia 8 de janeiro

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, acusou os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto, ambos ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro, de participação nos atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro. Em sua conta no Twitter, Ricardo Cappelli afirmou ter presenciado as ações dos generais durante as manifestações.

 


As acusações de Ricardo Cappelli surgiram após a divulgação de imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto, que mostram o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, circulando pelos corredores do prédio no dia dos protestos e indicando rotas de saída para alguns dos invasores. Gonçalves Dias pediu demissão após a exibição das imagens.

Segundo Ricardo Cappelli, não há desconfiança do governo com relação à lealdade de Gonçalves Dias a Lula. No entanto, o ministro interino afirmou que as investigações da Polícia Federal indicarão a participação do general Heleno nos atos extremistas.

 


As declarações de Ricardo Cappelli geraram repercussão em todo o país. Os generais Heleno e Braga Netto ainda não se manifestaram sobre as acusações. O GSI afirmou que irá apurar as declarações do ministro interino.

Os atos extremistas em 8 de janeiro ocorreram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Manifestantes invadiram a sede do Legislativo e fizeram agressões verbais e ameaças a políticos e jornalistas. O governo de Jair Bolsonaro foi criticado pela falta de ação diante dos protestos e pela suposta participação de membros do Executivo nas manifestações.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.