Milei diminui número de ministérios em primeiro decreto como presidente

TAG Notícias

Javier Milei, recém-empossado presidente da Argentina, assinou seu primeiro decreto, que reduz o número de ministérios pela metade em comparação com seu antecessor, Alberto Fernández. O governo ultraliberal de Milei agora conta com nove pastas, sendo elas:

  • Ministério de Interior
  • Ministério de Relações Exteriores
  • Ministério de Comércio Internacional e Culto
  • Ministério da Defesa
  • Ministério da Economia
  • Ministério de Infraestrutura
  • Ministério da Justiça
  • Ministério de Segurança
  • Ministério da Saúde e Capital Humano

A medida, segundo Milei, é o primeiro passo para cortar gastos públicos, uma das principais bandeiras levantadas durante seu discurso de posse: “Não existe solução sem atacar o déficit fiscal. A solução implica um ajuste no setor público, que cairá sobre o Estado, e não sobre o setor privado.”

Leia também: Vídeo: Cristina Kirchner é vaiada ao chegar à posse de Milei e responde com gesto obsceno

O presidente argentino reconheceu que, no curto prazo, a situação econômica pode piorar até que as primeiras medidas surtam efeito: “Lamentavelmente tenho que dizer, ‘no hay plata’.” Milei destacou a necessidade de enfrentar o déficit fiscal e afirmou que isso impactará negativamente a atividade, o emprego, a quantidade de pobres e indigentes, prevendo um cenário de estagflação.

Durante seu discurso nas escadarias do Congresso, Milei quebrou o protocolo ao falar diretamente para seus eleitores. Mais tarde, na Casa Rosada, ele enfatizou que sua eleição representa “o fim da noite populista e o renascer da Argentina próspera e liberal”. Entre as autoridades presentes, estavam o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, enquanto o presidente Lula enviou seu chanceler, Mauro Vieira, como representante do Brasil.

Milei também abordou a questão da inflação, responsabilizando os governos peronistas pela elevação acima de 140% ao ano. Ele destacou a vontade de mudança expressa pelos argentinos e declarou o início de uma “nova era na Argentina, de paz e prosperidade”.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário