Mexicano finge ser chefão da Lamborghini e engana políticos no Brasil

TAG Notícias

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira a Operação Second Place, mirando um cidadão mexicano suspeito de liderar um sofisticado esquema fraudulento no Brasil.

Batizada como Operação Second Place, a ação é desdobramento da Operação Technikós, iniciada em setembro de 2022. A investigação revelou que o principal suspeito, residente no Brasil, se autointitulava representante oficial da icônica marca de carros italianos, Lamborghini.

Leia também: Morcego com raiva é encontrado pela prefeitura de São Paulo na região da Lapa e faz alerta

Além de comercializar produtos da marca, o empresário, identificado como Jorge Antonio Fernández Garcia, também estava envolvido na concepção de uma criptomoeda associada à empresa. O esquema se estendia a práticas ilegais, incluindo pirâmides financeiras e movimentações de capital sem autorização dos órgãos reguladores.

Jorge Antonio chegou a divulgar planos para estabelecer uma fábrica da Lamborghini em Santa Catarina, tendo inclusive se reunido com autoridades estaduais em 2021 para discutir a proposta. No entanto, os registros desse encontro foram removidos após a descoberta da fraude.

O empresário já possui condenação nos Estados Unidos por falsificação de contrato e assinatura, com uma pena de US$ 6 milhões. Considerado foragido pela PF, ele enfrenta uma série de acusações que podem resultar em até 21 anos de prisão, incluindo associação criminosa, estelionato e evasão de divisas.

Descubra o poder do CANVA com o melhor curso em vídeo, do básico ao avançado e alavanque suas redes sociais

Nesta operação, a PF cumpre mandados em cinco cidades, além de solicitar o bloqueio de bens de nove pessoas físicas e seis empresas envolvidas no esquema.

Fique por dentro das últimas notícias. Siga a gente no Google News.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1727

Deixe um comentário