Logo
Virou notícia, virou Tag!

Metrô e CPTM devem entrar em greve na próxima terça-feira após decisão do sindicato

Governo de São Paulo quer deixar todo o sistema de transporte sob trilhos com a iniciativa privada; sindicato se posiciona contra

Facebook
Twitter
LinkedIn
Metroviários podem entrar me greve na próxima terça-feira, 15
Metroviários podem entrar me greve na próxima terça-feira, 15

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo comunicou o agendamento de uma greve para a categoria no dia 15 de agosto.

Em um pronunciamento divulgado em 10 de agosto, a entidade expressou sua oposição à privatização das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô, citando os exemplos das linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, que foram privatizadas, como um motivo para a decisão de realizar a greve.

Leia também: Bancos elogiam Haddad e dizem que política econômica do governo está ‘na direção certa’

As linhas afetadas pela paralisação incluem a 1–Azul, 2–Verde, 3–Vermelha e 15–Prata, todas administradas pelo Estado.

Um aspecto adicional que gerou a greve é a contratação de uma empresa pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a manutenção da Linha 15 – Prata do monotrilho. Uma reunião está agendada para 28 de agosto, na qual a empresa responsável pela manutenção da linha será determinada.

CATRACA LIVRE

O sindicato afirmou que, no dia 15 de agosto, os trabalhadores estarão presentes e todas as catracas estarão liberadas como um gesto para “evitar impactos à população e expressar a resistência contra a terceirização e a privatização”.

A entidade citou exemplos das frequentes falhas ocorridas nas Linhas 8 e 9, enfatizando os inúmeros inconvenientes enfrentados pelos passageiros, como atrasos, interrupções e incidentes graves. Uma coletiva de imprensa com os diretores do sindicato está programada para 14 de agosto, na sede da organização, a partir das 10h.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!