Meta decide limitar disseminação de conteúdo político no Instagram e no Facebook

TAG Notícias

Meta vai limitar a disseminação de conteúdos políticos no Instagram, no Threads e, em breve, no Facebook. A empresa pretende criar um filtro para que esse tipo de mensagem não apareça como conteúdo recomendado aos seus usuários que não seguirem os perfis políticos. A decisão tem abrangência mundial.

Leia também: SBT marca para abril estreia de nova plataforma de streaming, o +SBT

“Nosso objetivo é preservar a capacidade das pessoas de escolherem interagir com conteúdo político, respeitando ao mesmo tempo o apetite de cada pessoa por ele”, explicou o diretor do Instagram, Adam Mosseri, em uma publicação.

Uma pesquisa realizada pela empresa concluiu que as pessoas querem ver menos conteúdo político, o que, segundo a empresa, motivou a atualização. Os conteúdos nas plataformas são recomendados por meio de inteligência artificial.

“Deixamos de classificar o conteúdo político no feed do Facebook com base em sinais de engajamento – como a probabilidade de você comentar ou compartilhar conteúdo – pois descobrimos que eles não são indicadores confiáveis de que o conteúdo é valioso para alguém”, informou a Meta.

De acordo com comunicado da empresa, os conteúdos políticos não serão mais recomendados proativamente pela rede social nas abas Explorar, Reels, Recomendações no Feed e Usuários Sugeridos. A limitação não atinge os conteúdos publicados por quem o usuário já segue. Ou seja, se a pessoa é seguidora de um determinado político ou analista político, ela continuará recebendo seus vídeos e comentários.

A Meta informou ainda que usuários que desejam seguir vendo recomendações de conteúdo político poderão desabilitar a limitação nas próprias plataformas.

A decisão ocorre em um ano de eleições importantes nos quatro cantos do mundo. Cerca de 152 milhões de brasileiros vão eleger, em outubro, prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios do País. Estados Unidos, México e Rússia escolherão seus presidentes. Também está previsto para este ano o pleito para a eleição dos deputados do Parlamento Europeu.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias e atualizações sobre as políticas da Meta!

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1561

Deixe um comentário