O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), pediu com veemência o impeachment de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após a confirmação de que o magistrado teria conduzido investigações contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: ALERTA! Saúde se mobiliza após 709 casos e 16 óbitos por mpox no Brasil em 2024
A denúncia, publicada pela Folha de São Paulo na terça-feira (13), revelou que Moraes teria solicitado relatórios informais à Justiça Eleitoral para subsidiar o inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022.
Mesmo afastado de seu cargo devido às eleições municipais, Marinho usou suas redes sociais para reforçar a necessidade de ação por parte do Senado. “Um ministro do STF não pode agir como se estivesse acima da Constituição! Isso tem que parar! Basta! O Senado precisa se posicionar e cumprir seu papel, exigindo que o Ministro cumpra a Constituição, abrindo processo de impeachment!”, escreveu o senador em licença.
Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp
Abusos Revelados e a Defesa da Democracia
Marinho destacou que, desde o início de seu mandato, os abusos praticados por Alexandre de Moraes vêm sendo expostos. Segundo o senador, é crucial restaurar a “normalidade democrática” e garantir que os pilares constitucionais, como o devido processo legal e a ampla defesa, sejam respeitados. “O devido processo legal, o juízo natural, o contraditório, a ampla defesa e a inércia do Judiciário são pilares da Constituição e da democracia”, acrescentou Marinho.
Denúncias Aumentam Pressão sobre Moraes
As denúncias contra Alexandre de Moraes surgiram em um momento delicado, ampliando a pressão sobre o ministro, que já enfrenta resistência de setores do Congresso. A revelação de que as investigações sobre apoiadores de Bolsonaro foram baseadas em relatórios informais reforçou o sentimento de perseguição política, alimentando a campanha pela abertura de um processo de impeachment.
Siga a gente no Google News para mais atualizações sobre este e outros assuntos políticos.