Marinho cobra impeachment de Moraes: “ministro do STF não pode agir acima da lei”

Senador Rogério Marinho intensifica pressão no Senado, defendendo a abertura de processo de impeachment contra Moraes por supostos abusos contra bolsonaristas
pressão

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), pediu com veemência o impeachment de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após a confirmação de que o magistrado teria conduzido investigações contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: ALERTA! Saúde se mobiliza após 709 casos e 16 óbitos por mpox no Brasil em 2024

A denúncia, publicada pela Folha de São Paulo na terça-feira (13), revelou que Moraes teria solicitado relatórios informais à Justiça Eleitoral para subsidiar o inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022.

Mesmo afastado de seu cargo devido às eleições municipais, Marinho usou suas redes sociais para reforçar a necessidade de ação por parte do Senado. “Um ministro do STF não pode agir como se estivesse acima da Constituição! Isso tem que parar! Basta! O Senado precisa se posicionar e cumprir seu papel, exigindo que o Ministro cumpra a Constituição, abrindo processo de impeachment!”, escreveu o senador em licença.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Abusos Revelados e a Defesa da Democracia

Marinho destacou que, desde o início de seu mandato, os abusos praticados por Alexandre de Moraes vêm sendo expostos. Segundo o senador, é crucial restaurar a “normalidade democrática” e garantir que os pilares constitucionais, como o devido processo legal e a ampla defesa, sejam respeitados. “O devido processo legal, o juízo natural, o contraditório, a ampla defesa e a inércia do Judiciário são pilares da Constituição e da democracia”, acrescentou Marinho.

Denúncias Aumentam Pressão sobre Moraes

As denúncias contra Alexandre de Moraes surgiram em um momento delicado, ampliando a pressão sobre o ministro, que já enfrenta resistência de setores do Congresso. A revelação de que as investigações sobre apoiadores de Bolsonaro foram baseadas em relatórios informais reforçou o sentimento de perseguição política, alimentando a campanha pela abertura de um processo de impeachment.

Siga a gente no Google News para mais atualizações sobre este e outros assuntos políticos.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário