O apresentador Marcos Mion usou suas redes sociais nesta quinta-feira (20) para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Marcos Mion, que tem um filho autista, ficou indignado com uma fala de Lula que usou termos considerados pejorativos para se referir a pessoas com deficiência intelectual.
Em um vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram, Marcos Mion condenou a atitude do ex-presidente. Ele começou dizendo que a comunidade de autistas segue sem um minuto de tranquilidade e que dessa vez, a fala de Lula afetou não só a comunidade autista, mas todas as pessoas com deficiência intelectual.
+ Dia dos Povos Indígenas: por que é errado usar o termo ‘índio’
Marcos Mion continuou seu discurso corrigindo Lula, explicando que a fala do ex-presidente foi considerada capacitista por especialistas e pelas pessoas das comunidades afetadas. Ele destacou que o termo usado há muitos anos para se referir a pessoas com deficiência intelectual é “deficiência intelectual” e não “deficiência mental”, como Lula usou.
“Essa fala foi considerada capacitista, que é um crime, por especialistas e pelas pessoas das comunidades atingidas. Ela foi manchete de diversas matérias e eu vou tentar explicar aqui. Primeiro, que o termo usado já há muitos anos é deficiência intelectual e não deficiência mental, como o Lula usou. A gente tem que se policiar, a gente tem que aprender, a gente tem que se adequar”
Além disso, Marcos Mion destacou que Lula se referiu às pessoas com deficiência intelectual dizendo que elas têm problemas de desequilíbrio de parafuso. Segundo ele, esse termo não é só pejorativo, mas também incentiva que outras pessoas continuem usando esses termos ofensivos.
Com a Palavra Marcos Mion, pai de um filho autista sobre as falas irresponsáveis do Lula…
Espero que a Globo não mande ele embora por defender milhares de pessoas exclusivamente seu filho dessas falas absurdas. pic.twitter.com/gaqQggXz4r— Mateus Resistência (@Mateusto10) April 21, 2023
Marcos Mion também alertou para o fato de que muitas pessoas no Brasil não têm acesso à informação e que a fala de um presidente pode ter um grande impacto na forma como essas pessoas veem e tratam as pessoas com deficiência intelectual.
Na legenda do post, Marcos Mion incentivou seus seguidores a compartilharem a informação em suas redes sociais e a ajudar a conscientizar sobre a importância do respeito às pessoas com deficiência intelectual.
A crítica de Marcos Mion à fala de Lula gerou um grande debate nas redes sociais, com muitas pessoas concordando com o apresentador e outras defendendo o ex-presidente. Independentemente das opiniões divergentes, o episódio serve como um alerta sobre a importância do uso de termos adequados e respeitosos para se referir às pessoas com deficiência intelectual e a necessidade de combater o preconceito e a discriminação.