Lula garante desmatamento zero até 2030: “Guardem para me cobrar”

TAG Notícias

Em entrevista a jornalistas estrangeiros nesta quarta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou o compromisso do Brasil em acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até o ano de 2030.

Com veemência, Lula garantiu: “Nós vamos chegar a desmatamento zero na Amazônia até 2030. Escrevam e guardem para me cobrar”. A declaração foi reportada pelo jornal O Globo.

Leia também: “Quem tem que estar armado é a polícia”, diz Lula sobre segurança pública

Para concretizar essa meta, o presidente participará da Cúpula da Amazônia, que acontecerá em Belém (PA) entre os dias 8 e 9 deste mês, reunindo líderes dos oito países amazônicos. Pela primeira vez, busca-se estabelecer uma política comum para toda a região, abordando questões prioritárias como a preservação das fronteiras, o combate ao crime organizado, o desenvolvimento econômico sustentável e a proteção das florestas.

Entre em nosso canal no WhatsApp

Segundo Lula, esse encontro deve ser considerado como um marco importante nas discussões sobre questões climáticas. Ele destacou que já participou de muitas reuniões em que documentos eram aprovados, mas poucas ações efetivas eram tomadas. Nessa ocasião, a expectativa é que haja avanços concretos para a proteção da Floresta Amazônica, uma vez que o Brasil é detentor de 60% do território amazônico, que também é compartilhado por Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana e Suriname.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185