Lula diz que ministro Juscelino Filho tem “o direito de provar que é inocente”

Presidente Comenta Indiciamento do Ministro das Comunicações em Caso de Corrupção
indiciado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), “tem o direito de provar que é inocente”. A afirmação foi feita após o ministro ser indiciado pela Polícia Federal por suposta participação em um esquema de desvios de emendas parlamentares através da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Leia também: NuBank anuncia que vai aderir ao Celular Seguro: Clientes roubados terão cartões bloqueados automaticamente

Lula Confia no Processo de Defesa

Lula enfatizou que o indiciamento não implica em culpa, mas sim em uma acusação que deve ser analisada. “Eu acho que o fato do cara ser indiciado não significa que o cara cometeu um erro. Significa que alguém está acusando, e que a acusação foi aceita. Agora, eu preciso que as pessoas provem que são inocentes e ele tem o direito de provar que é inocente,” disse o presidente, destacando a importância do devido processo legal.

Acusações e Defesa de Juscelino Filho

Juscelino Filho é suspeito de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O relatório da Polícia Federal, encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e sob relatoria do ministro Flávio Dino, ex-colega de Juscelino no governo de Lula, será analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá os próximos passos: denúncia, arquivamento ou novas diligências.

Em nota, Juscelino Filho reafirmou sua inocência e alegou que a ação contra ele é “política e previsível”. “É importante lembrar que o indiciamento não implica em culpa. A Justiça é a única instância competente para julgar, e confio plenamente na imparcialidade do Poder Judiciário. Minha inocência será comprovada ao final desse processo, e espero que o amplo direito de defesa e a presunção de inocência sejam respeitados,” declarou o ministro.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Agenda Internacional de Lula

Lula fez estas declarações em Genebra, na Suíça, onde participará do lançamento da Coalizão para Justiça Social da Organização Internacional do Trabalho. Na sequência, o presidente segue para a região de Puglia, na Itália, para participar da reunião do G7, o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo.

Acompanhe Mais Notícias

Para ficar atualizado sobre este e outros assuntos importantes, siga a gente no Google News. Não perca nenhuma novidade! Siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2097

Deixe um comentário