Em um evento realizado no Porto de Santos nesta sexta-feira (2/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, celebraram uma parceria que consideraram um “ato civilizatório”. O foco da união é a construção do aguardado túnel entre Santos e Guarujá, há mais de 90 anos prometido.
Lula destacou que a parceria é um passo significativo para a restauração do país à normalidade. “Esse ato aqui significa que nós precisamos restaurar esse país à normalidade. E a normalidade significa respeitar o direito às diferenças”, afirmou o presidente. Em clima de cordialidade, Lula assegurou que Tarcísio terá todo o apoio necessário caso assuma a Presidência da República.
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Desenvolvimento da Parceria: Lula e Tarcísio – Uma Nova Era?
Em meio a demonstrações de aproximação entre Lula e Tarcísio, o evento foi marcado por sorrisos e gestos amigáveis entre os dois líderes políticos. O público, majoritariamente apoiadores do PT, brincou com Tarcísio ao gritar “Volta pro PT”, enquanto o governador, entre gargalhadas, recebeu a saudação de forma descontraída.
O túnel entre Santos e Guarujá, promessa adiada por décadas, agora surge como uma obra de união política, superando descompassos do passado entre governos estaduais e federais. Com Lula, Tarcísio, e outros membros do governo presentes, a cerimônia reflete uma nova fase na concretização desse projeto.
Imbróglio Político: Desafios Superados e Nova Perspectiva
O projeto enfrentou diversos obstáculos, desde seu alto custo até os desafios de engenharia. Durante as gestões tucanas, a proposta se alternou entre túnel e ponte, mas a falta de entendimento entre os governos estadual e federal sempre impediu seu avanço.
João Doria, em sua gestão passada, tentou buscar alternativas, assinando acordo com a Ecovias. Contudo, a relação tensa com o governo de Jair Bolsonaro bloqueou a iniciativa, quando Tarcísio de Freitas, na época ministro de Infraestrutura, foi orientado a encerrar a parceria.
O Túnel Santos-Guarujá: Uma Nova Realidade
O túnel, orçado em R$ 5,4 bilhões, será financiado por uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos de R$ 2,7 bilhões de cada parte (Estado e União). O parceiro privado investirá cerca de R$ 600 milhões. Prevê-se que a obra seja concluída até 2028.
A proposta aceita por Brasília inclui um leilão para escolha do parceiro privado, vencido pela empresa que oferecer o menor auxílio para a operação do túnel. Com um lance inicial estimado em R$ 1,5 bilhão por 30 anos, a gestão Tarcísio acredita que a solução trará eficiência e economia.
O Porto de Santos, rota de 30% da balança comercial do país, será beneficiado pela obra, que busca não impactar as operações portuárias. Santos e Guarujá, atualmente conectadas por balsas, verão o túnel como alternativa, incluindo espaço para ciclistas, pedestres e o VLT da Baixada Santista.