Lula avalia mandar Alckmin ou Mauro Vieira para posse de Milei

TAG Notícias

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tomou a decisão de não estar presente na posse do recém-eleito presidente argentino, Javier Milei, marcada para 10 de dezembro em Buenos Aires. No entanto, Lula planeja enviar um representante do governo brasileiro, e dois nomes estão sendo considerados para a missão: o vice-presidente, Geraldo Alckmin, ou o chanceler Mauro Vieira.

Alckmin, inclusive, já foi designado por Lula para representá-lo na posse de outro presidente de orientação política semelhante, o liberal Daniel Noboa, no Equador, na próxima quinta-feira (23/11).

Leia também: Ciro Gomes chama Camilo Santana de ‘maior traidor da história’

De acordo com assessores, Lula busca manter uma relação “de Estado” com o governo Milei, mas avalia que as circunstâncias atuais não são propícias para sua presença na posse do argentino. Durante a campanha, Lula foi alvo de insultos por parte do então candidato Milei, que o chamou de “presidiário comunista” e “corrupto”.

Após a vitória de Milei, Lula reconheceu o resultado nas redes sociais, mas não mencionou o presidente eleito nominalmente e não fez uma ligação. A possibilidade de um telefonema de Lula para Milei dependerá da postura do argentino em relação ao líder brasileiro e ao Brasil após a vitória.

Nesta segunda-feira (20/11), o ministro da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, afirmou que uma ligação dependerá de um pedido de desculpas de Milei a Lula.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário