Logo
Virou notícia, virou Tag!

Lava Jato negociava com Globo e jornalistas para “descerem a lenha” em Lula

Jornal Nacional e Globo foram citados em esquema da Lava Jato

Facebook
Twitter
LinkedIn
Esquema da lava jato é exposto com participação do JN (Foto: Reprodução)
Esquema da lava jato é exposto com participação do JN (Foto: Reprodução)

No agitado dia 26 de novembro de 2018, os procuradores da operação “lava jato” tiveram um intenso dia de trabalho. Nessa data, o Ministério Público Federal denunciou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta lavagem de dinheiro em um negócio na Guiné Equatorial.

Em diálogos obtidos durante a “operação spoofing”, aos quais a revista eletrônica Consultor Jurídico teve acesso, os membros da equipe demonstraram sua proximidade com a imprensa. Eles celebraram o fato de terem fornecido informações exclusivas para o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, e também discutiram como a notícia seria disseminada em outros veículos.

Leia também: Lula permanece internado e hospital emite novo boletim médico sobre estado de saúde

A procuradora Laura Tesler expressou sua satisfação ao dizer: “O JN é uma ótima escolha!!! No entanto, de qualquer forma, seria bom provocar Josias, Miriam Leitão, etc., para que eles critiquem severamente”.

Os procuradores planejaram sua estratégia, que envolvia fornecer informações à Rede Globo e, em seguida, ao jornalista Josias de Souza, com a condição de que só pudessem divulgar a notícia após a exibição do “Jornal Nacional“.

Naquela ocasião, o advogado de Lula, Cristiano Zanin (hoje ministro do Supremo Tribunal Federal), classificou a denúncia como um ataque ao Estado democrático de Direito. Ele afirmou: “É mais um golpe duro contra o Estado de Direito, pois distorce a lei e os fatos para fabricar uma acusação e dar continuidade a uma perseguição política sem precedentes através do sistema judicial”.

Anos depois, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) encerrou o processo penal contra Lula ao reconhecer que não havia evidências mínimas para justificar sua continuação.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!