Jovens trocam as férias por atividade de voluntariado

missão solidária

O mês de julho costuma ser esperado pelos jovens por conta do período de férias escolares. Há quase 20 anos, os dias de recesso têm outro significado para os estudantes do Ensino Médio do Marista Brasil. Eles trocam o descanso por atividades de voluntariado em comunidades com alguma situação de vulnerabilidade social.

Leia também: Aeroporto Salgado Filho volta a funcionar após enchente em Porto Alegre

Neste ano, cerca de 400 pessoas estão envolvidas na Missão Solidária Marista, entre os dias 15 e 21 de julho, que engloba visitas comunitárias, oficinas de recreação com crianças e ações de gesto concreto nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Cascavel (PR).

A iniciativa acontece anualmente e abrange  alunos dos Colégios Maristas, Escolas Champagnat e Marista Escolas Sociais. Ao todo, mais de 20 cidades de cinco estados e Distrito Federal participam do projeto levando seus estudantes para realizar oficinas educativas e lúdicas, reformas e manutenções na infraestrutura de ambientes das comunidades acolhedoras.

A Missão Solidária Marista é uma experiência de voluntariado que contribui para educação para a solidariedade, o lema deste ano foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2024 e o lema na frase do Papa Francisco: “Somente o rosto do outro é capaz de despertar o melhor em nós”. “A proposta é motivar a participação dos estudantes nesta experiência, a partir da cultura do encontro, como oportunidade de aprendizagem gerando engajamento solidário e formando para o exercício da cidadania. A Missão Solidária Marista proporciona a vivência e o encontro de realidades distintas, que juntas conseguem encontrar um ponto de diálogo, apoio e solidariedade”, reflete Irmão Paulo Soares, gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

Educação para a solidariedade

Os jovens são recebidos por educadores e alunos das unidades do Marista Escolas Sociais, que atendem gratuitamente cerca de 12 mil alunos em 22 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. As Escolas utilizadas como referência para a missão tornam-se espaço de aprendizagem e fortalecimento de vínculos para todos que participam da experiência. “O projeto tem como objetivo fomentar o engajamento social dos estudantes maristas a partir da ética cristã, despertando para o voluntariado e promovendo o encontro e o aprendizado sobre toda e qualquer garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Nessa semana, os estudantes vão conhecer, visitar e atuar em atividades que proporcionam bem estar e impacto positivo nas comunidades”, revela Matheus Henrique Alves, coordenador da área de evangelização do Marista Brasil.

Promovendo um gesto concreto

Além de momentos de partilha, visitas comunitárias, atividades com crianças, escuta e diálogo com os moradores, os jovens se reúnem para realizar melhorias em alguns ambientes. Em Ribeirão Preto (SP), os alunos vão revitalizar a quadra poliesportiva Branca Salles,  fazendo a pintura, limpeza e manutenção dos espaços internos e externos, além de desenvolver oficinas com crianças em três instituições sociais e a participação nas escutas com as famílias atendidas pelo CRAS da cidade.

Na cidade de Florianópolis (SC), os voluntários irão pintar  salas, portas, janelas e farão a organização dos  equipamentos e móveis (da própria instituição). Também será realizada a limpeza da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, a organização das  hortas comunitárias  e produção de sabão e detergentes na Ocupação Mariele Franco. No Asilo São Joaquim, serão realizadas melhorias como pintura de sala e banheiros e ambientação dos quartos (organização de bancadas, camas e outras pequenas manutenções). No Instituto Reverbera, organização do espaço e pintura de sala,  além disso, os estudantes vão revitalizar os espaços com manutenção da gruta ecológica da unidade (seixos marrons, estrada com britas e passadeiras de madeiras e cordas) e limpeza geral do espaço.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Já em Cascavel (PR), os estudantes vão renovar um campo de futebol e espaço comunitário, a revitalização de uma nascente de água e espaço de lazer, melhorias com pintura e limpeza de uma casa de recuperação terapêutica e manutenção na horta da escola marista. Além da promoção da atividade Rua da Brincadeira para crianças e a imersão com jovens atendidos no Centro da Juventude e no  Centro de Convivência Intergeracional (CRAS).

Informações Missão Solidária 2024 – de 15 a 21 de julho

Ribeirão Preto (SP): 

  • Total de pessoas participantes: 170 (aproximadamente)
  • Local: Marista Escola Social Ir. Rui – Jd. Maria das Graças – Av. Manoel Antônio Dias, 2155 – Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – SP
  • Gesto concreto: Revitalização da quadra poliesportiva Branca Salles: pintura, limpeza e manutenção dos espaços internos e externos.

Cascavel (PR)

  • Total de pessoas que participam: 100 (aproximadamente)
  • Local: Marista Escola Social Cascavel– Cascavel-PR – Av. Corbélia, 1967 – Periolo, Cascavel – PR
  • Gesto concreto: Revitalização de um campo de futebol e espaço comunitário no território onde está presente a unidade marista (CAMPO DO COLMÉIA).

– Revitalização de uma nascente de água e espaço de lazer da comunidade (MINA DE ÁGUA DO CATARATAS).

– Revitalização dos espaços em uma casa terapêutica (MOLIVI).

– Rua da Brincadeira: inauguração do campo de futebol, disponibilização de brinquedos para as crianças, contação de histórias, brincadeiras e lanche preparado pelos voluntários.

– Horta: limpeza, preparação dos canteiros e construção do sistema de irrigação (MARISTA ESCOLA SOCIAL CASCAVEL).

Florianópolis  (SC) 

  • Total de pessoas que participam: 100 (aproximadamente)
  • Local: Marista Escola Social Lúcia Mayvorne– Florianópolis-SC – Rua General Vieira da Rosa, S/N – Centro, Florianópolis SC
  • Gesto concreto: Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social – AEBAS – Pintura de salas, portas, janelas e organização com equipamentos e móveis (da própria instituição), limpeza, manutenção, etc.

– Ocupação Mariele Franco – Organização de horta comunitária com três c

– Asilo São Joaquim: Pintura de sala e banheirosanteiros de

hortaliças; e produção de sabão e detergentes., quartos para ambientar (organização de bancadas, camas e outras pequenas manutenções).

– Gruta e Área Ecológica (Marista Lucia Mayvorne): Revitalização de espaço, com manutenção de gruta (seixos marrons, estrada com britas e passadeiras de madeiras e cordas) e limpeza geral do espaço (plantio etc.).

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário