Janja pede para PF fazer varredura em busca de escutas no Palácio do Planalto

TAG Notícias

A primeira-dama, Janja, recentemente solicitou uma varredura no seu gabinete no Palácio do Planalto, solicitando à Polícia Federal que procurasse possíveis equipamentos de escuta escondidos.

O pedido foi atendido prontamente, e uma equipe da PF foi designada para realizar a varredura com total discrição. Segundo fontes do governo, nada suspeito foi encontrado.

Essa solicitação evidencia a desconfiança conhecida que Janja tem em relação aos militares das Forças Armadas, que anteriormente tinham amplo acesso a todas as dependências do Palácio do Planalto até os últimos dias do governo Bolsonaro.

A varredura foi feita para verificar se havia dispositivos de transmissão não autorizados na sala do gabinete, com o objetivo de garantir a privacidade das conversas e evitar espionagem.

Leia também: Juscelino Filho ganhou mais dinheiro público com viagens do que ministros com salários

Em governos anteriores, varreduras desse tipo costumavam ser realizadas pelos serviços de inteligência militares, especialmente do Exército.

No entanto, Janja optou por confiar essa tarefa à Polícia Federal, assim como escolheu que sua segurança pessoal fosse feita por policiais federais.

Não ficou claro se a medida foi apenas preventiva ou se Janja suspeitou que o conteúdo de alguma de suas conversas no gabinete tenha sido alvo de vazamento ou espionagem.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1129