Impeachment contra Lula é pedido e grave acusação do PL é feita contra presidente

TAG Notícias

Deputados do PL protocolaram uma pedido para o impeachment do presidente Lula

O deputado Sargento Gonçalves (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde de quarta-feira, 3, acusando-o de crimes de responsabilidade.

+ Urgente: Marina Silva é internada às pressas em São Paulo com Covid-19

A solicitação conta com o apoio de mais de 40 deputados federais e é fundamentada na participação de ministros do Governo Lula nos atos de 8 de janeiro, conforme imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto.

Segundo o texto, a participação dos ministros nos referidos atos configura um crime de responsabilidade que atenta contra a segurança interna do país, conforme a Lei nº 1079/50, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

O pedido de impeachment agora será avaliado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O deputado Sargento Gonçalves declarou nas redes sociais que não irá se calar e que não será conivente com a irresponsabilidade do “DESgoverno”.

O pedido conta com a co-autoria de 47 deputados dos partidos PL, PP, Patriota e Republicanos. Esse acontecimento destaca a polarização política que se acentuou no Brasil nos últimos anos, e a importância de um processo democrático que garanta o direito à manifestação e à oposição, desde que dentro dos limites legais.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1748