Governo de SP abre 400 vagas para cursos gratuitos de Tecnologia da Informação

oportunidade

Dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, apontam que até 2025 serão necessários mais de 500 mil novos profissionais deste segmento no país. Diante dessa alta demanda no mercado de trabalho, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibilizará 400 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na área de T.I.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (6) e deverão ser feitas no site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 07 de junho.

Leia também: Mesmo com dificuldades, bares e restaurantes são destaque na geração de emprego e renda

Serão duas ofertas de cursos estruturadas em conjunto com empresas renomadas que atuam no mercado da tecnologia: a primeira soma 300 vagas para o curso “Desenvolvedor Salesforce”, em parceria com a Salesforce. Os participantes aprenderão a construir e manipular ambientes, personalizando a plataforma do software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). A carga horária é de 120 horas e no formato online, com atividades em plataforma e aulas ao vivo.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 18 anos, com conhecimento básico na área de tecnologia e que residam no estado de São Paulo; a segunda, em parceria com a Next Coders, é para o curso “Desenvolvedor Microsoft”, no qual os estudantes aprenderão a desenvolver software em linguagem ASP.NET. Neste caso, são 100 vagas com foco em jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo que querem ingressar nesse mercado. A carga horária é de 512 horas e será em formato online, com atividades diárias gravadas e aulas ao vivo.

 “Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional de qualidade em áreas com alta demanda no mercado de trabalho e a Tecnologia da Informação é uma delas. São oportunidades gratuitas que podem transformar a vida das pessoas ao inseri-las em um segmento que possui um déficit de profissionais no cenário global. Essa é a diretriz do governador Tarcísio de Freitas: viabilizar políticas públicas assertivas que conectam aprendizado e empregabilidade”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

 Ambos os cursos têm duração de quatro meses, são gratuitos e com certificado para o participante. Além disso, essa oferta é conectada com a disponibilidade de vagas de estágio e emprego no ecossistema de clientes e fornecedores das empresas parceiras.

Os candidatos deverão realizar testes classificatórios após efetivarem a inscrição. A convocação ocorrerá por e-mail.

 Inscrições: até 07/06/2024 pelo site www.qualificasp.sp.gov.br

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

 Sobre a Salesforce

Fundada em 1999, a Salesforce é uma empresa multinacional de softwares que foca na solução de gerenciamento de relacionamento para aproximar empresas e pessoas. É uma plataforma de CRM integrada que oferece a todos os departamentos uma visão única e compartilhada de cada cliente. Sua atuação ocorre em diferentes partes do mundo.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

Sobre a Next Coders

Criada em 2022, tem por objetivo acabar com um paradoxo no mercado de trabalho brasileiro: o crescimento de vagas no mercado de Tecnologia da Informação e o crescente desemprego da juventude. Assim, ela busca mitigar a escassez de mão de obra no setor de Tecnologia da Informação focando em oferecer qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário