Governo anuncia auxílio emergencial para cidades afetadas por ciclone

TAG Notícias

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que a União irá disponibilizar recursos financeiros para as prefeituras do Rio Grande do Sul que tiveram suas situações de calamidade e emergência reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) devido aos impactos do ciclone extratropical.

O cálculo para determinar o montante a ser repassado será baseado em um valor de R$ 800 por pessoa desabrigada pelos efeitos do ciclone nas áreas afetadas. Estes recursos provirão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e têm como objetivo principal auxiliar os governos locais no fornecimento de assistência às famílias que perderam suas moradias.

Leia também: Governo do Rio Grande do Sul decreta situação de calamidade pública após ciclone

Geraldo Alckmin enfatizou a importância da ajuda financeira, afirmando: “Nós vamos liberar R$ 800 por pessoa para que os governos locais possam prestar atendimento a quem perdeu suas moradias.”

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esclareceu que a transferência dos recursos estará condicionada à apresentação, por parte das prefeituras do Rio Grande do Sul, de uma lista contendo informações sobre as pessoas afetadas pelas intensas chuvas.

Dias também ressaltou que o número de municípios com situação de calamidade reconhecida pelo governo federal pode aumentar: “O reconhecimento poderá chegar hoje a 83 municípios. Agora, cada município apresentará ali a relação dos números de desabrigados e nós estamos autorizados a atender a todos.”

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2105