Logo
Virou notícia, virou Tag!

Gonçalves Dias pede demissão do GSI após vídeo em que aparece no Planalto durante invasão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Gonçalves Dias pede demissão do GSI após vídeo em que aparece no Planalto durante invasão
Gonçalves Dias pede demissão do GSI após vídeo em que aparece no Planalto durante invasão

Nesta quarta-feira (19), o general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República

O pedido aconteceu após a divulgação de um vídeo que mostra o ministro no Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro.

O general da reserva foi o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato do presidente Lula. O pedido de demissão ocorreu após uma reunião com Lula e outros chefes de pastas no Palácio do Planalto. Em entrevista à TV Globo, Gonçalves Dias afirmou que estava no local para retirar manifestantes e que sua imagem foi retirada do contexto.

As invasões do dia 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, são alvo de críticas. A atuação do GSI durante os atos também está sendo questionada.

O vídeo divulgado pela CNN Brasil mostra Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia dos atos. Em um trecho, um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Em outro, servidores do órgão entregam água aos vândalos.

Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”.

A presença e a atuação de Gonçalves Dias no Palácio do Planalto no dia dos atos geraram polêmica e pressão por sua saída do cargo. Com o pedido de demissão, o governo Lula perde um importante nome em sua equipe de segurança institucional.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.