Fuga de milionários: Brasil é o sexto país que mais perde cidadãos de alta renda

Pesquisa aponta um êxodo de três mil pessoas com patrimônio superior a US$ 1 milhão nos últimos dois anos em busca de qualidade de vida e segurança
êxodo

Em busca de melhor qualidade de vida, segurança, limpeza, acesso a serviços de saúde e educação, muitos brasileiros de alta renda têm optado por migrar com a família para outros países, a exemplo dos Estados Unidos e Portugal. No comparativo do primeiro quadrimestre de 2023 e 2024, foi registrado um incremento em 45% na quantidade de emissões de green cards para profissionais brasileiros qualificados. Foram 497 vistos EB-1 e EB-2 no ano passado e 722 este ano.

Leia também: Crise Política na Bolívia: Tentativa de Golpe de Estado Abala a Nação

Além disso, pesquisa da consultoria especializada Henley & Partners, aponta que em 2024 o Brasil será o sexto país com maior número de milionários migrando para outros países. O levantamento indica que 800 brasileiros com patrimônio superior a US$ 1 milhão deixarão o país. Este dado coloca o Brasil atrás apenas de China (15,2 mil pessoas), Reino Unido (9,5 mil), Índia (4,3 mil), Coreia do Sul (1,2 mil) e Rússia (mil).

Os Estados Unidos esperam receber 3,8 mil milionários e Portugal 800 com a migração em 2024. Atualmente, o país americano soma mais de 5,5 milhões de milionários, enquanto o Brasil contabiliza 82,4 mil pessoas nessa faixa de renda, incluindo ainda 25 bilionários.

Êxodo

Nos últimos dois anos, o Brasil registrou um êxodo significativo de milionários, totalizando três mil pessoas. O dado chama ainda mais atenção, quando a consultoria sinaliza ainda que o país foi o que mais perdeu milionários entre 30 nações no período de 2013 a 2023, atrás apenas da Nigéria.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

Nos Estados Unidos, além das possibilidades de internacionalização de negócios de sucesso no Brasil com a implantação de novas unidades no exterior, os brasileiros de alta renda encontram no país americano um campo muito promissor para atuação profissional em várias áreas, a exemplo de tecnologia da informação, saúde, direito, sustentabilidade e energias renováveis. Imigrantes brasileiros com formação nessas áreas e habilidades técnicas relevantes comprovadas podem encontrar boas oportunidades em empresas americanas bem como se beneficiar com o visto EB-2 NIW (profissionais com habilidades diferenciadas e carreiras de sucesso).

Segundo o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho, que trabalha com migração legal de profissionais qualificados, é possível encontrar boas oportunidades e remunerações em todas as áreas e estados americanos. “A economia pujante, a expansão das empresas, negócios e investimentos na América proporciona a abertura de novos postos de trabalho. Além disso, por toda a qualidade de vida e segurança, é incontestável a mudança de vida que os Estados Unidos oferece aos cidadãos que decidem migrar legalmente”, comenta.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Segue abaixo o ranking dos 10 maiores fluxos de saída de milionários:

  • China: 15.200
  • Reino Unido: 9.500
  • Índia: 4.300
  • Coreia do Sul: 1.200
  • Rússia: 1.000
  • Brasil: 800
  • África do Sul: 600
  • Taiwan: 400
  • Nigéria: 300
  • Vietnã: 300
Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário