Um homem de 35 anos foi preso suspeito de abandonar o próprio pai, de 65 anos, em uma padaria em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, no último domingo (23).
Câmeras de segurança registraram o momento em que o filho deixa o pai no local e, em seguida, vai embora.
A vítima, que depende dos familiares desde 2016 devido a crises psicóticas decorrentes de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), precisou da ajuda dos funcionários da padaria para se alimentar e ir ao banheiro durante as duas horas que ficou sozinha.
Filho abandona pai idoso em padaria
As câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento em que um homem, de 35 anos, entra no local com o pai, um idoso de 65 anos, e o abandona.
Continua… pic.twitter.com/scEOpKvCpf
— BR104 (@portalbr104) April 25, 2023
De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito afirmou que o pai dava “muito trabalho” e que o abandonou com a esperança de que alguém no posto policial próximo ao estabelecimento o encontrasse e o acolhesse. Ele explicou que o pai é agressivo e que a mãe dele sofre para ajudá-lo, uma vez que é agredida pelo idoso. O homem, que foi preso horas depois na casa de familiares, alegou estar cansado de ajudar a mãe a cuidar da vítima.
+ Prefeito de 65 anos se casa com menina de 16 e nomeia sogra como secretária de Cultura
O suspeito foi preso pela PM e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi autuado por abandono de incapaz. O delegado responsável pelo caso informou que a Polícia Civil irá ouvir testemunhas, além da vítima e do suspeito, nos próximos dias para entender o motivo do crime e a relação da vítima com a família.
A situação reforça a importância de se buscar apoio e ajuda quando se cuida de uma pessoa com necessidades especiais, como é o caso do pai do suspeito. O abandono de um idoso é uma forma de violência e crime, que pode acarretar sérias consequências para o agressor. As autoridades e a sociedade devem estar atentas para evitar que casos como esse ocorram e garantir que os direitos das pessoas com necessidades especiais sejam respeitados e protegidos.