O comando da empresa admitiu ter cometido erros de análise e tomado decisões equivocadas
A Renner, uma das maiores varejistas de moda do país, enfrenta dificuldades em 2023 devido ao aumento da inadimplência e à queda nas vendas. Segundo a diretoria financeira da empresa, as contas em atraso com mais de 90 dias tiveram uma alta de 0,8% e o número de débitos vencidos passou de 22,1% no primeiro trimestre de 2022 para 28,3% neste ano. A perda líquida também teve alta de 3,5% para 5,6%. Além disso, o bom pagador, aquele que compra parcelado mas paga em dia, está resistente em fazer compras.
Essa situação fez com que a Renner fechasse 20 lojas de suas marcas no primeiro trimestre, resultando na demissão de funcionários. O comando da empresa admitiu ter cometido erros de análise e tomado decisões equivocadas. A Renner decidiu então fechar algumas de suas lojas, especialmente aquelas que podiam ser absorvidas por outras, a fim de obter maior eficiência e reduzir custos. A empresa não revelou quantos trabalhadores foram demitidos, mas afirmou que alguns foram realocados e outros, dispensados.
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Das 20 unidades que tiveram suas atividades encerradas, foram 13 da Camicado, quatro da Renner e três da Youcom. A Camicado foi a mais afetada, já que houve uma queda acentuada no segmento de casa e decoração após a pandemia.
Apesar desses resultados negativos, a Renner prevê que, ainda em 2023, serão inauguradas entre 15 e 20 lojas Renner, sendo que 75% dessas serão implantadas em novas localidades. Além disso, serão lançadas cerca de 10 a 15 lojas da Youcom e cinco Ashua.
A empresa também inaugurou um novo centro de distribuição em Cabreúva, no estado de São Paulo, o que irá aumentar as despesas da companhia no segundo trimestre. Nos primeiros três meses deste ano, as despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram alta de 8,8%, enquanto a receita líquida foi de 2,2%.
Mesmo com tantos desafios, a Renner acredita que conseguirá encerrar 2023 com uma leve alta na margem bruta, devido aos resultados do segundo semestre deste ano, quando prevê que a demanda será melhor e verá os resultados da revisão estratégica que está promovendo.