Falha em trens da Linha 9 provoca manhã de caos e fecha quatro estações em São Paulo

TAG Notícias

Usuários do trens enfrentaram mais uma manhã caótica na Linha 9 – Esmeralda. Quatro estações foram fechadas: Mendes-Vila Natal, Grajaú, Primavera-Interlagos e Jurubatuba.

Equipes técnicas estão trabalhando para identificar a causa da falha e restabelecer o sistema o mais rápido possível. Para mitigar os transtornos, foram acionados 40 ônibus da operação Paese, sendo 15 na estação Jurubatuba e 25 na Mendes. No entanto, devido à demora no deslocamento, apenas um veículo havia chegado à estação Jurubatuba até as 7h30.

O presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, lamentou o incidente, pediu desculpas à população e informou que o problema ocorreu na subestação da Cidade Dutra.

A concessionária assumiu a Linha 9 – Esmeralda em janeiro de 2022 e, desde então, registrou 109 problemas operacionais, sendo a maioria (64) no período da manhã, seguidos por 23 à tarde e 19 à noite.

Leia também: Faxineiro desliga ‘bipe irritante’ em laboratório e destrói pesquisa de 25 anos

Das 109 falhas, 44 ocorreram entre as estações Socorro e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, representando 40% do total. A ViaMobilidade está sob investigação devido às frequentes falhas no sistema e não concluiu 14 das 17 obras previstas em contrato de concessão das linhas com o governo de São Paulo.

A empresa informou que as obras, originalmente programadas para janeiro de 2023, serão finalizadas no segundo semestre de 2024.

Em abril, em resposta ao apelo do governador de São Paulo, o Ministério Público decidiu conceder uma oportunidade à ViaMobilidade para melhorar a qualidade do serviço oferecido.

A empresa privada foi instruída pelo órgão a apresentar um plano de investimento que resulte em melhorias rápidas nas linhas, bem como a realizar o pagamento de indenizações pelos problemas recorrentes.

O Ministério Público está conduzindo uma investigação sobre a sequência de falhas na operação desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu a responsabilidade pelas linhas de trem.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1071