Fim do Yahoo Brasil: portal deixa de publicar conteúdo e sai do ar
O portal de conteúdo Yahoo Brasil encerrou suas atividades nesta quinta-feira, 30. Além do conteúdo, as divisões de publicidade e negócios também foram encerradas.
Quem tenta acessar o site é direcionado a uma página que exibe a barra de buscas da plataforma, que continua em funcionamento no Brasil.
Todos os demais serviços, como o buscador e o serviço de e-mail, permanecem disponíveis aos usuários. A mensagem deixada aos leitores é de agradecimento pelo apoio. O encerramento das atividades do Yahoo Brasil não afeta outros serviços do grupo.
Em fevereiro deste ano, o Yahoo Internacional comunicou o encerramento de suas operações em alguns mercados, incluindo o Brasil.
A liderança global da empresa justificou a decisão com a orientação da operação para outras áreas mais rentáveis do que a publicidade digital.
A mudança resultou em cortes de operações e demissões que afetaram cerca de 20% do quadro global da empresa. No Brasil, a oferta principal do Yahoo era de serviços de mídia programática para o ambiente digital, principalmente para TVs conectadas e para o digital out-of-home.
+ Falência: Cervejaria Petrópolis, dona da Itaipava, quebra com dívidas de R$ 4 bilhões
Em dezembro de 2022, o Yahoo anunciou um acordo global de publicidade com a Taboola para que a empresa seja fornecedora de native advertising do veículo pelos próximos 30 anos.
Impactos da saída do Yahoo para o mercado brasileiro
Antes de finalizar suas operações no Brasil, o Yahoo enfrentou desafios em relação a alguns contratos de longo prazo com anunciantes e serviços de publicidade programática acordados para os próximos meses.
Não se sabe se a empresa irá cumprir esses acordos ou oferecer compensações aos clientes.
Além disso, a saída do Yahoo tem impactado significativamente uma cadeia de empresas de tecnologia, plataformas de mídia e operações digitais que faziam uso do inventário e dos serviços oferecidos pela companhia no mercado publicitário.