ExpoQueijo Brasil abre inscrições para o maior concurso de queijos das Américas

quarta edição

Araxá International Cheese Awards abriu as inscrições para o maior concurso internacional de queijos das Américas, que é realizado durante o evento entre os dias 27 e 30 de junho. “Nesta edição de 2024 vamos receber até 1100 queijos concorrentes. Teremos produtos provenientes de diversos estados do Brasil, bem como de 5 continentes ao redor do mundo. Os queijos serão avaliados em sete atributos por um seleto grupo de jurados treinados pela Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes”, explica Maricell Hussein, organizadora do evento.

Qualquer produtor de queijo artesanal com algum registro oficial de autoridades sanitárias do país de origem pode participar. As inscrições devem ser feitas pelo site www.expoqueijobrasil.com.br .

Para o Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, o evento é um marco para o agronegócio nacional. “Chegamos à quarta edição da ExpoQueijo. Isso demonstra a força e a importância que o evento conquistou, consolidando-se no calendário de eventos do setor dos queijos artesanais. Nosso maior desafio é manter o alto nível dos jurados e, principalmente, a qualidade dos queijos, que a cada ano se supera”, destaca.

Curadoria mineira

O Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil será novamente coordenado pela equipe da EPAMIG – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Desde o início deste ano, uma equipe de especialistas vem se reunindo e debatendo melhorias para esta edição. “Vamos fazer um upgrade no sistema de inscrição e avaliação que foi desenvolvido em 2023, de forma a melhorar seu desempenho e facilitar o uso e acesso”, explica o chefe-geral da EPAMIG ILCT, Sebastião Tavares de Rezende.

O sistema inédito no país unifica as atividades do concurso, desde a inscrição das amostras, cadastro de jurados, avaliação dos queijos de acordo com os atributos sensoriais cadastrados, verificação das notas e dos medalhistas à emissão dos certificados. “Assim como no ano passado, os queijos inscritos serão avaliados de acordo com o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações consistem em uma medalha para o primeiro lugar (ouro), uma para o segundo (prata) e uma para o terceiro (bronze) colocados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”, destaca Tavares.

Novidades

Para esta edição, uma equipe que reúne profissionais da EPAMIG ILCT e Seapa já realizou uma minuciosa revisão no regulamento do concurso. Serão, aproximadamente, 45 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de leite destas espécies. “Foram realizadas diversas reuniões da equipe da Epamig com membros da Seapa com o objetivo de avaliar o quantitativo de categorias da edição e o número de amostras que participaram em 2023 e adequar o regulamento para edição de 2024. A principal intenção foi facilitar o entendimento, por parte dos produtores, das categorias, no momento das inscrições feitas pelos participantes do concurso e, principalmente, evitar dúvidas e erros”, explica a professora e pesquisadora da EPAMIG ILCT, Carolina Viana.

Em 2023, o concurso teve uma grande abrangência: foram recebidas em torno de 1110 amostras. “No ano passado contamos com representantes dos 19 estados brasileiros e Distrito Federal. Além disso, em 2023 o concurso recebeu queijos de diversos países, como Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru, Argentina, Nigéria e Bolívia”, destaca Carolina.

Outra novidade da edição de 2024 serão as fases do Concurso Internacional de Queijos. “Em função do expressivo número de queijos participantes, a equipe decidiu dividir o concurso em três fases, ao invés de duas como o anterior. A Fase 1 classificará em ouro, prata e bronze os primeiros lugares de cada categoria. Em seguida, a segunda fase avaliará os medalhistas com o ouro e selecionará os 15 melhores queijos, que concorrerão ao Super Ouro, na terceira fase. Para cada etapa, haverá uma equipe diferente de jurados, de forma a manter a credibilidade das notas.”, explica Carolina.

Outras atrações

Além do Concurso Internacional, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards – conta com uma Feira Internacional de Negócios com estandes que valorizam o consumo de produtos da agricultura familiar. O Fórum Internacional desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural. A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.

ExpoQueijo Brasil

Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.

Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 27 e 30 de junho e se prevê que tenha um impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.

O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ainda o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sistema Ocemg e Prefeitura de Araxá.

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards

Data: 27 e 30 de junho

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário