Ex-ministro de Bolsonaro é condenado a pagar R$ 50 mil a Felipe Neto

TAG Notícias

Felipe Neto moveu uma ação contra o ex-ministro alegando que a publicação o associou “de forma leviana e criminosa à prática de pedofilia”

O ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Henrique Teixeira Dias, foi condenado a pagar R$ 50 mil de indenização ao influenciador digital Felipe Neto por uma postagem feita em seu Instagram em setembro de 2020.

Na postagem, Marcelo Henrique Teixeira Dias publicou uma foto de um livro do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e escreveu na legenda: “Já nas bancas, ao lado dos livros pornográficos para crianças do Felipe Neto”.

 

Reprodução da publicação do ex-ministro Marcelo Henrique Teixeira Dias no twitter
Reprodução da publicação do ex-ministro Marcelo Henrique Teixeira Dias no twitter

 

Felipe Neto moveu uma ação contra o ex-ministro alegando que a publicação o associou “de forma leviana e criminosa à prática de pedofilia”. A Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido do youtuber e determinou que Marcelo Henrique Teixeira Dias apague a publicação de seu Instagram e pague a indenização por danos morais.

+ Carla Zambelli pede PIX a seguidores para conseguir pagar processos que perdeu e teme mais dívidas: “Eu ataquei o Lula”

A decisão da Justiça foi proferida na última segunda-feira (24/4) e destaca que a liberdade de expressão não é um direito absoluto e que, neste caso, houve abuso na postagem de Marcelo Henrique Teixeira Dias, que não apresentou provas para sua afirmação. Ainda segundo a decisão, a publicação ultrapassou os limites da crítica e do debate público, atingindo a honra do influenciador digital.

Felipe Neto é conhecido por suas posições políticas e sociais críticas ao governo Bolsonaro e à extrema-direita. Ele já sofreu ameaças de morte e teve seus livros censurados em escolas municipais do Rio de Janeiro, o que gerou um grande debate sobre a liberdade de expressão no país.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2016