Eclipse solar poderá ser visto no Brasil; veja o dia e onde ele vai acontecer

Prepare-se para presenciar um espetáculo celestial no dia 14 de outubro, quando um eclipse do Sol será visível de forma parcial em todo o Brasil. Este fenômeno astronômico incrível ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, projetando sua sombra sobre o disco solar, proporcionando um espetáculo de obscuridade parcial.

Leia também: Justiça aumenta ainda mais multa a sindicatos que fazem greve em São Paulo

O eclipse solar assume uma forma especial conhecida como “anular” quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra em sua órbita, resultando na criação de um impressionante “anel de fogo” ao redor da borda do Sol.

Locais onde será possível ver o eclipse solar

Este evento celestial está programado para durar 2 horas e 7 minutos, atingindo seu ápice às 16h51, horário de Brasília, e terminando às 17h50. Aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco terão o privilégio de testemunhar o eclipse solar anular no dia 14 de outubro, enquanto nos demais estados brasileiros, ele será visível de forma parcial.

Leia também: Mario Frias é condenado a pagar indenização após xingar Marcelo Adnet publicamente

É importante notar que, de acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apesar de parecer um fenômeno raro, eclipses solares ocorrem regularmente uma ou duas vezes por ano. O último eclipse solar anular, por exemplo, ocorreu em junho de 2021, embora não tenha sido visível no Brasil.

Portanto, prepare-se para apreciar este espetáculo cósmico e aproveite a oportunidade de testemunhar um evento astronômico impressionante que ocorre mais frequentemente do que imaginamos. Lembre-se de que, mesmo que você não esteja na faixa de totalidade ou anularidade, poderá desfrutar de uma visão parcial deste evento extraordinário.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1489