Dona do TikTok lança nova rede social para concorrer diretamente com Instagram

ByteDance lança o Whee, uma nova rede social semelhante ao Instagram, enquanto enfrenta pressões nos EUA para vender o TikTok.
APP

O Whee é o novo aplicativo da ByteDance, a empresa responsável pelo TikTok e CapCut, descoberto em meados de junho pelo site Android Police. A rede social conta com um layout semelhante ao do Instagram e é descrita como “o lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida em fotos”.

Leia também: Dona do Burger King no Brasil deve comprar operações do Subway no país

Além de competir diretamente com a Meta, a proposta do Whee é similar à do BeReal, um aplicativo que se popularizou em 2023, onde os usuários são estimulados a compartilhar imagens espontâneas em situações aleatórias do dia.

Embora a página do Whee já esteja disponível na Play Store, as operações da plataforma ainda não foram disponibilizadas no Brasil. De acordo com o Android Police, apenas 12 países receberam a novidade da ByteDance.

TikTok Notes

Em abril deste ano, a ByteDance lançou o TikTok Notes, uma rede social de fotos com um feed similar ao do Pinterest, mas com a possibilidade de seguir e interagir com amigos. Essa foi a primeira ofensiva da empresa chinesa contra o Instagram.

EUA vs TikTok

Abril foi um mês conturbado para a ByteDance. No dia 25, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, promulgou um projeto de lei que obrigará a gigante chinesa a vender sua joia da coroa, o TikTok. Caso contrário, o aplicativo será proibido nos Estados Unidos. Biden e a Casa Branca enfatizaram que a proibição do TikTok não é a intenção da legislação; em vez disso, querem que o aplicativo continue operando nos EUA com um proprietário americano.

No entanto, está surgindo um consenso de que separar o TikTok da ByteDance será praticamente impossível. As reportagens da Forbes sobre a plataforma mostraram repetidamente até que ponto as duas empresas estão interligadas, com funcionários relatando uma grande sobreposição entre as empresas.


Para mais notícias e atualizações sobre o TikTok e outras tendências tecnológicas, siga a gente no Google News.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1764

Deixe um comentário