Nesta quarta-feira, 26, a ex-presidente da República Dilma Rousseff se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em São Petersburgo. A visita ocorre durante sua participação na Cúpula Rússia-África, onde representa o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como banco dos Brics. Além do encontro com Putin, Dilma tem prevista uma reunião com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Leia também:
Janja pede para PF fazer varredura em busca de escutas no Palácio do Planalto
Partidos contrários aos atos de 8 de janeiro terão espaço nos ministérios de Lula, afirma Padilha
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Dilma destacou que o NBD não considera novos projetos na Rússia devido às sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia, afirmando que quaisquer especulações sobre projetos na Rússia são infundadas.
DILMA RECEBIDA POR PUTIN EM SÃO PETERSBURGO
🇷🇺🇧🇷🇨🇳🇮🇳🇿🇦 O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco multilateral criado pelos países BRICS, não está a considerar novos projectos na Rússia, uma vez que opera de acordo com as restrições impostas nos mercados financeiros e de… pic.twitter.com/f4h9ohHccE
— geopol.pt (@GeopolPt) July 26, 2023
O principal objetivo da visita é discutir a próxima Cúpula dos Brics, que está agendada para acontecer entre os dias 22 e 24 de agosto na África do Sul. Durante os encontros com os presidentes da Rússia e da África do Sul, Dilma Rousseff irá abordar temas como a expansão dos membros do NBD e outras questões pertinentes ao desenvolvimento e cooperação entre os países do bloco Brics.