Dilma é confirmada como presidente do banco do Brics e receberá R$ 220 mil por mês

TAG Notícias

Dilma Rousseff foi indicada pelo governo Lula para comandar banco que financia projetos nos países do grupo

Nessa sexta, 24, Dilma foi indicada e oficializada pelo Governo Lula ao cargo de presidente no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco do Brics”

O nome da ex-presidente foi aprovado por um comitê da instituição após Dilma passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco, como África do Sul, China, Índia e Rússia.

Seu mandato vai até julho de 2025 e Dilma vai ter um salário de R$ 220 mil.

O antecessor de Dilma no cargo era o diplomata Marcos Troyjo, indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.

+ Michelle Bolsonaro vira vendedora de cosmético e lança produto para pele

A sede do NDB fica em China, em Xangai. O banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável de todos os países que fazem parte dessa instituição.

Combate à pobreza e à fome

Conforme a avaliação do banco, a ex-presidente Dilma expandiu a cooperação entre o Brasil e diversos países da América Latina, da África, do Oriente Médio e da Ásia, além de priorizar o combate à pobreza e dar ênfase à ampliação dos programas sociais criados nos mandatos de Lula entre os anos de 2003 e 2010.

“Sob o governo dela [Dilma], o Brasil se fez presente em todos os fóruns internacionais sobre clima e proteção do meio ambiente, culminando em uma decisiva participação do Acordo de Paris”, diz trecho do comunicado do NBD.

 

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1129