Dengue: com vacina perto de vencer, Saúde amplia faixa etária para 59 anos

estratégia

Em uma decisão importante para combater a dengue, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica nesta quinta-feira (17/4), liberando uma estratégia temporária para a vacinação contra a doença. Essa medida visa aproveitar as doses com validade até 30 de abril de 2024, ampliando as faixas etárias elegíveis para a imunização.

Leia também: Deputada federal denuncia câmeras escondidas em ap alugado em Brasília

Ampliação da faixa etária e critério dos municípios

As vacinas com validade até o final de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, a decisão de ampliar a faixa etária ficará a critério dos municípios que possuírem doses disponíveis. Uma segunda nota técnica será enviada aos estados com essa nova orientação.

Descubra o poder do CANVA com o melhor curso em vídeo, do básico ao avançado e alavanque suas redes sociais

Prioridade para faixa etária de 10 a 14 anos

O Ministério da Saúde destaca a importância de priorizar a faixa etária de 10 a 14 anos, público para o qual as doses já estavam liberadas desde março. A baixa adesão nesse grupo fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem do vencimento. A segunda dose será garantida para o público que receber a vacina nessa antecipação.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Comunicação e estratégias de vacinação

Para garantir o sucesso da iniciativa, o Ministério da Saúde pediu intensificação na comunicação nos estados e municípios, incentivando o público-alvo a participar da vacinação. Além disso, a estratégia de ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade.

Siga a gente no Google News para receber em primeira mão as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1879

Deixe um comentário