Cuidado com o golpe: seguro DPVAT 2024 ainda não é cobrado

TAG Notícias

A incerteza em torno do Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) para o ano de 2024 continua, levantando dúvidas entre os motoristas durante a temporada de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em todo o país. Mas, afinal, é necessário pagar? No momento, a resposta é não, porém, a taxa deverá ser retomada em breve.

A suspensão da cobrança do DPVAT desde 2021 não impede o licenciamento anual ou a transferência de propriedade de veículos, mas abre espaço para golpes, especialmente durante o período de pagamento do IPVA. Por décadas, a taxa foi cobrada regularmente, e suspeitos têm se aproveitado dessa situação para aplicar cobranças indevidas.

Leia também: Criminosos usam identificadores de chamadas para aplicar golpes

Diante desses incidentes, o Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta aos motoristas, enfatizando a importância de verificar a veracidade das informações apenas por canais oficiais para evitar cair em golpes relacionados ao seguro DPVAT.

O impasse em torno da situação do DPVAT teve início em 2021, quando os pagamentos foram suspensos devido a investigações de fraudes envolvendo a Seguradora Líder.

Alcance o domínio total do Excel e destaque-se! Torne-se um verdadeiro especialista com este curso exclusivo

A proposta de substituição pelo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) ainda aguarda apreciação em 2024, sem uma definição clara sobre prazos ou valores.

Siga a gente no Google News

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1727

Deixe um comentário