Conar julga ação de merchandising da Braskem no BBB23 após processo

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Na última edição do Big Brother Brasil, a Braskem, uma empresa petroquímica, realizou diversas ações de merchandising. Durante o programa, a empresa ressaltou a importância do descarte adequado de resíduos e da separação do lixo para a coleta e reciclagem posterior.

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Esta foi a primeira vez que a Braskem participou do famoso reality show da Globo. Semanalmente, os participantes eram informados sobre a quantidade de resíduos produzidos e corretamente separados.

Além disso, a marca exibiu mensagens sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente em algumas edições do BBB 23.

Ação da Braskem no BBB: análise do Conar

Em fevereiro, menos de um mês após o início do BBB 23, o Conar abriu uma representação para avaliar se as ações de merchandising da empresa no programa estavam em conformidade com as regras estabelecidas em seu estatuto.

A representação foi motivada pela publicação de uma carta aberta intitulada “A Braskem vai afundar o BBB 23 como fez com Maceió” na plataforma Change.org, que buscava reunir assinaturas para pedir o banimento da Braskem do BBB 23.

A carta argumentava que a Braskem teria sido responsável pelo desastre ambiental ocorrido em Maceió em 2018, resultante da exploração de minérios pela empresa na região.

Ação de merchandising da Braskem no BBB
Ação de merchandising da Braskem no BBB

A petição foi enviada à Globo, aos demais patrocinadores do BBB 23 e ao Conar, que decidiu abrir uma representação para avaliar as mensagens publicitárias da Braskem no programa.

Decisão do Conar sobre a participação da Braskem no BBB 23 Como é de praxe nas representações do Conar, os casos são julgados pelo Conselho de Ética em um momento posterior à sua abertura.

No caso da representação 025/23, que analisava a participação da Braskem no BBB 23, o julgamento ocorreu nesta terça-feira, 27.

O Conselho de Ética votou, de forma unânime, pelo arquivamento do processo. Essa decisão indica que os membros do Conar não encontraram irregularidades ou violações éticas na ação publicitária analisada.

Portanto, o anunciante não precisa fazer nenhuma alteração nas peças publicitárias. Se o programa ainda estivesse em exibição, a Braskem poderia continuar suas ações normalmente.

O BBB 23 estabeleceu um recorde de faturamento comercial para a Globo, com mais de 40 marcas aparecendo ao longo dos mais de três meses de duração do programa.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

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