O Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou o arquivamento da representação que diz respeito à campanha “VW Brasil 70: o novo veio de novo”. O processo, iniciado em julho, envolvia questionamentos de consumidores sobre a ética do uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial (IA) para trazer pessoas falecidas de volta à vida.
No vídeo, por meio da inteligência artificial, a Volkswagen colocou Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, frente a frente. Ao som de “Como nossos pais”, eternizada na voz de Elis, elas realizam um dueto, utilizando a tecnologia para esse feito inédito.
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A sessão virtual de julgamento contou com a participação de vinte e um membros da 7ª Câmara do Conar, incluindo o presidente da Câmara, que só vota em caso de empate. O processo seguiu com o devido contraditório e ampla defesa, incluindo manifestações da Volkswagen e de sua agência, a AlmapBBDO.
De maneira unânime, o colegiado considerou improcedente a alegação de desrespeito à figura da artista. Isso porque o uso da imagem de Elis Regina foi feito com a autorização dos herdeiros e levando em consideração que a artista aparece realizando algo que fazia em vida.