Chuvas e lama barram saída de 70 mil pessoas de festival; polícia investiga morte

Enquanto milhares de participantes permanecem presos no Festival Burning Man, que ocorre no deserto de Nevada, autoridades americanas estão investigando uma morte no local. Fortes chuvas inundaram a área, transformando-a em um lamaçal espesso, tornando difícil a locomoção dos campistas e veículos.

Devido às condições climáticas adversas, os participantes foram instruídos a se abrigar no deserto de Black Rock e a conservar comida, água e combustível. Essa decisão foi tomada após uma tempestade inundar a região, forçando as autoridades a proibir a entrada e a saída do festival.

Leia também: Vídeo: Avião cai durante chá revelação e piloto morre

No sábado (2), aproximadamente 70 mil pessoas ainda estavam presas no local, conforme informou o sargento Nathan Carmichael, do Gabinete do Xerife do Condado de Pershing, à CNN. Alguns indivíduos conseguiram deixar o festival a pé, mas a maioria dos trailers ficou imobilizada no local.

As autoridades relataram que mais pessoas começaram a sair do local no domingo (3).

A área remota no noroeste de Nevada experimentou o equivalente a 2 a 3 meses de chuva em apenas 24 horas entre sexta-feira (1º) e sábado de manhã. As fortes chuvas caíram em terrenos normalmente secos do deserto, criando uma lama espessa e argilosa que os participantes do festival descreveram como extremamente difícil de andar a pé ou de bicicleta.

O Serviço Meteorológico Nacional em Reno previu mais chuvas para o domingo à tarde. Espera-se que tempestades mais fortes tragam chuvas intensas, pequenas granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h. Essas condições climáticas provavelmente afetarão a área do festival Burning Man entre as 13h e 17h (horário local), de acordo com a análise da CNN.

O Bureau of Land Management informou que “não se espera que as condições melhorem o suficiente para permitir a entrada de veículos”. O órgão também afirmou que não há estimativa de quando as estradas poderão ser reabertas.

O Gabinete do Xerife anunciou que está investigando uma morte que ocorreu durante a chuva, mas não forneceu detalhes sobre a identidade da pessoa ou as circunstâncias da morte. A família foi informada e a investigação está em andamento.

O indivíduo foi encontrado na “playa”, um termo usado para descrever leitos secos de lagos afundados em desertos, onde a água evapora em vez de escoar. Mesmo uma pequena quantidade de chuva pode saturar rapidamente uma grande área.

As estradas permanecem fechadas, e não se sabe quando elas serão reabertas, embora o sol deva retornar nesta segunda-feira. Os organizadores do Burning Man indicaram que as condições climáticas afetarão o tempo necessário para que a área seque o suficiente para permitir a circulação de veículos.

Por enquanto, o portão e o aeroporto de Black Rock City permanecem fechados, com exceção de veículos de emergência. Os organizadores estão mobilizando recursos para fornecer assistência aos participantes, incluindo trailers de células móveis, acesso público à rede Wi-Fi e ônibus para transportar as pessoas até Reno.

O evento anual, que atrai mais de 70 mil pessoas, está programado para ocorrer de 28 de agosto a 4 de setembro deste ano. Apesar das condições difíceis, os participantes continuam a demonstrar criatividade e senso de comunidade, construindo esculturas de lama e enfrentando o desafio juntos.

Embora a situação seja desafiadora, o espírito do evento permanece positivo, e não há pânico entre os participantes. No entanto, há preocupações sobre as condições climáticas adicionais e o impacto prolongado nas responsabilidades e obrigações em casa.

A organização do festival enfatizou a importância da preparação e solidariedade entre os participantes, destacando que o Burning Man é uma comunidade pronta para apoiar uns aos outros em momentos difíceis.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1605