Centro de São Paulo renasce das cinzas e vive nova era de ouro

Centro de São Paulo vive nova era de ouro com muitos investimento
REVOLUÇÃO

O centro de São Paulo vive um momento luminoso, raramente visto em sua história recente. Diversos empreendimentos estão surgindo, tanto residenciais quanto comerciais, atraindo novos moradores, frequentadores e visitantes.

Leia também: Itaú ultrapassa Nubank novamente e recupera título de banco mais valioso do Brasil

Através da Operação Centro-Limpo e melhorias significativas na segurança, com o aumento de 1.200 para 2.100 agentes da Guarda Civil Metropolitana e a ampliação das vagas da Operação Delegada de 500 para 1.500 policiais militares, a região volta a ser protagonista.

Plano urbanístico e incentivos para novos moradores

Pela primeira vez, a capital paulista tem um plano urbanístico específico para o centro. A aprovação da Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, fruto do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, prevê um pacote significativo de incentivos para atrair 200 mil novos moradores em dez anos. Desde 2021, a gestão municipal já licenciou 31.621 unidades habitacionais de Habitação de Interesse Social (HIS) e de Habitação de Mercado Popular (HMP) apenas na região central.

Programa Requalifica Centro

Para restaurar e requalificar prédios antigos, a prefeitura criou o Programa Requalifica Centro, que concede incentivos fiscais e urbanísticos. O alvo são edificações construídas até setembro de 1992, localizadas em um perímetro de 6,4 km². O programa propõe isenção de IPTU nos três primeiros anos, redução para 2% da alíquota de ISS para serviços de requalificação, entre outros benefícios.

Novo plano de investimento para o centro de São Paulo
Novo plano de investimento para o centro de São Paulo

Subvenções para obras de retrofit

A prefeitura dispõe de R$ 1 bilhão em subvenção para cobrir até 25% do valor das obras de retrofit. Desse montante, 60% é destinado a projetos de moradias para famílias com renda de até 3 salários-mínimos ou entre 3 e 6 salários-mínimos. Dois chamamentos públicos já foram publicados, totalizando R$ 200 milhões, com o segundo chamamento aberto até 14 de junho.

Incremento do comércio e serviços

O centro de São Paulo já é privilegiado por ter uma vasta rede de serviços, que será ainda mais incrementada através da Lei do Triângulo e Quadrilátero. A prefeitura oferece isenção parcial do IPTU e redução de ISS para estimular obras de imóveis não-residenciais. Desde 2021, 184 novos comércios tiveram seus alvarás de obras aprovados no centro de São Paulo.

Programa Pode Entrar

O programa habitacional Pode Entrar já emitiu mais de 29 mil alvarás para unidades habitacionais na cidade, sendo cerca de 3.100 novas moradias no centro. Um destaque é o empreendimento General Rondon, em Santa Cecília, que atenderá à população de baixa renda, com entrega prevista para dezembro deste ano.

A transformação continua

A proposta de intervenção em 10 edifícios da região central, transformando-os em conjuntos destinados exclusivamente à Habitação de Interesse Social, reforça o compromisso com a habitação social.

Siga a gente no Google News!

Fique por dentro de todas as novidades sobre o centro de São Paulo. Siga a gente no Google News aqui e acompanhe de perto essa transformação incrível!

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1731

Deixe um comentário