Casos de dengue disparam e Brasil pode enfrentar umas das piores epidemias

TAG Notícias

Casos de dengue aumentaram 43,8% em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022

Atualmente, o Brasil está enfrentando um aumento alarmante no número de casos de dengue em relação ao ano anterior, que registrou 209,9 mil. Neste ano, o número de casos saltou para 301,8 mil, no mesmo intervalo de tempo, uma incidência de 141,5 casos por 100 mil habitantes. Até o momento, já foram notificados 73 óbitos pela doença.

O Espírito Santo é o estado que apresenta o maio número de casos, com mais de 29 mil registros, seguido do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

+ Ora-pro-nóbis: conheça os benefícios e saiba como consumir a hortaliça do momento

A estudante Mariana Cortez sentiu os primeiros sintomas pouco antes do carnaval. A doença evoluiu rápido. Pouco depois, ela foi internada com dengue hemorrágica.

“Acabei parando no CTI. Precisei de transfusão e deu outras complicações também”, contou ela.

A Anvisa aprovou, no dia 2 de março, o registro de uma nova vacina contra a dengue. Mas ainda não tem data prevista para distribuição do imunizante à população. A única forma de evitar a doença, por enquanto, ainda é a prevenção.

“Se você conseguir livrar a quantidade que você tem água parada perto do seu domicílio já é muito bom. Segundo, se você tá morando em algum lugar que tem muito vetor, use repelente, tenta evitar que você seja picado pelo mosquito”, alertou Rosana Richtmann, doutora do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Sobre a doença

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar sintomas graves, como febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de náuseas e vômitos. Se não tratada adequadamente, a dengue pode evoluir para uma forma mais grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica, que pode levar à morte.

As medidas de prevenção e controle da doença, como a eliminação de criadouros do mosquito e a utilização de repelentes, são essenciais para conter a proliferação da dengue.

É fundamental que a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, a fim de prevenir novos casos. Além disso, é importante que as autoridades continuem investindo em ações de conscientização e prevenção da dengue, bem como em tratamentos adequados para os pacientes infectados.

 

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1045