Nesta terça-feira,6 de agosto, Janaina da Conceição Cerqueira Xavier, suplente de vereadora pelo PT (Partido dos Trabalhadores), foi presa durante a operação Salus et Dignitas (Saúde e Dignidade) na Cracolândia.
Detida sob suspeita de tráfico de drogas. Janaina concorreu ao cargo na Câmara Municipal de São Paulo em 2020 e ainda é filiada ao partido.
Leia também: Governo ‘apaga’ Rebeca de foto histórica para divulgar campanha
A operação, que expediu 117 mandados de busca e apreensão e 7 pedidos de prisão, incluindo o de Janaina, teve como alvo a região conhecida pelo comércio e consumo de drogas na capital paulista. Em 2020, Janaina não apresentava condenações criminais, apesar de registros anteriores de crimes de furto, estelionato e lesão corporal, conforme consta no sistema DivulgaCandContas.
Entre os detidos estão três guardas municipais suspeitos de participar de um esquema de extorsão na Cracolândia. A seguir, a lista de pessoas presas, conforme o boletim divulgado às 12h:
- Leonardo Moja, o “Léo do Moinho” – Suspeito de ser um dos chefes do PCC na Favela do Moinho, na região da Cracolândia.
- Janaina da Conceição Cerqueira Xavier – Suplente de vereadora pelo PT, suspeita de tráfico de drogas.
- Antonio Carlos Amorim Oliveira – Guarda municipal suspeito de extorsão de comerciantes da Cracolândia.
- Renata Oliva de Freitas Scorsafava – Guarda municipal suspeita de extorsão de comerciantes da Cracolândia.
- Valdecy Messias de Souza – Funcionário de empresa suspeito de vender aparelhos que davam acesso ao sistema de rádio da PM-SP (Polícia Militar de São Paulo).
A operação Salus et Dignitas tem como objetivo desarticular um “ecossistema” do PCC na região central de São Paulo, combatendo crimes como tráfico de drogas, extorsão, crimes ambientais, incentivo à prostituição e trabalho análogo à escravidão.
Siga a gente no Google News para mais novidades! Clique aqui para nos seguir.