Mais de mil pessoas serão impactadas com a atitude polêmica da Caixa
A Caixa Econômica Federal causou polêmica ao solicitar que 1,3 mil funcionários de cargos de gerência devolvam uma parte da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) antecipada em setembro de 2022, já que o lucro ficou abaixo do esperado.
A instituição confirmou que 85 mil funcionários receberam a segunda parte da PLR na última sexta-feira (24), com exceção dos gerentes que receberam um comunicado da direção informando que terão que devolver o dinheiro recebido a mais.
+ Caixa Econômica libera R$ 4.500 e deixa brasileiros felizes com notícia
Porém, a Caixa informou por meio de nota que essa decisão faz parte do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e que a direção atual do banco não mudou a decisão tomada em 2022. Além disso, a devolução não atinge diretores e vice-presidentes.
A devolução pode ser realizada em 10 parcelas, que serão descontadas do salário a partir de maio. É importante ressaltar que esse procedimento não afeta a remuneração dos funcionários e que eles ainda receberão a segunda parte da PLR, apenas terão que devolver o que foi pago a mais em setembro.
É comum que as empresas adotem esse tipo de medida em casos em que o lucro fica abaixo do projetado. No entanto, é importante lembrar que os funcionários têm direito de questionar a decisão e buscar orientação jurídica caso se sintam prejudicados.
Qual o telefone da Caixa Econômica Federal?
4004 0 104 para Capitais e Regiões Metropolitanas e 0800 104 0 104 para Demais regiões.