A Caixa Econômica Federal anunciou na última segunda-feira (3) a nova linha de crédito Crédito PcD CAIXA
O crédito que visa oferecer subsídios do governo federal e condições especiais para pessoas com deficiência (PcD) adquirirem produtos e serviços de tecnologia assistiva.
Os produtos de tecnologia assistiva são equipamentos e serviços que podem otimizar o dia a dia das PcD, incluindo sistemas de computador, adaptações de objetos, preparação de espaços e dispositivos de locomoção, entre outros.
+ Atenção: Banco Inter muda regra de saque gratuito em caixa eletrônico
Com a nova linha de crédito, a Caixa espera facilitar a compra e reforma desses itens por pessoas com deficiência, com a expectativa de que o novo serviço esteja disponível para os clientes ainda em abril. Os produtos e serviços que podem ser adquiridos incluem cadeiras de rodas, próteses, órteses, aparelhos auditivos, adaptações de imóveis e veículos, softwares de computador, sistemas para controlar o ambiente, entre outros.
Para ter acesso ao crédito, a pessoa com deficiência deve comparecer a uma agência da Caixa com documentos de identificação, comprovante de renda e residência, além de, em alguns casos, apresentar receita médica com as especificações da tecnologia assistiva desejada.
Caso o crédito seja aprovado, a PcD receberá uma carta de crédito para realizar a compra em uma das empresas credenciadas e emitir a nota fiscal, e o banco depositará o dinheiro diretamente na conta do vendedor/prestador de serviços.
A nova linha de crédito da Caixa é subsidiada, ou seja, possui taxas de juros mais atrativas do que outras linhas de crédito disponíveis no mercado. As tarifas variam conforme a renda do contratante e vão de 6% ao ano para rendas de até 5 salários mínimos, a 1,69% ao mês para rendas acima de 10 salários mínimos. O valor do crédito pode variar de R$ 5 mil a R$ 30 mil, e o pagamento pode ser feito em até 60 parcelas, com débito automático da conta da Caixa do contratante.
O Crédito PcD CAIXA é uma iniciativa importante para ampliar o acesso de pessoas com deficiência a produtos e serviços de tecnologia assistiva, o que pode promover maior autonomia e inclusão social.