Brasileiros em Alta: Empresas dos EUA Atraem Talentos do Brasil

Crescimento na imigração de brasileiros impulsiona contratações em diversas áreas nos Estados Unidos
oportunidade

Cerca de 7 mil brasileiros resolveram deixar o país em busca de novas oportunidades de trabalho nos Estados Unidos entre janeiro e maio deste ano, segundo levantamento da AG Immigration, escritório de advocacia especializado em questões migratórias. Este número representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023, quando 5.896 brasileiros seguiram o mesmo caminho.

Leia também: Consumidores lesados pela 123 Milhas devem registrar novamente suas reclamações em site criado a pedido da Justiça

Crescimento na Imigração

De acordo com pesquisa anual da AG Immigration, o Brasil foi o sétimo país que mais enviou cidadãos para trabalhar nos EUA em 2023, com uma média de salário anual equivalente a R$ 29,2 mil. Entre as 709 empresas norte-americanas sondadas na pesquisa, 1.271 imigrantes brasileiros foram contratados no último ano. Empresas EUA como Dakota Provisions, Microsoft, Google, Fogo de Chão, Amazon, McKinsey e Siemens estão entre as que mais buscam por profissionais do Brasil.

Setores com Maior Demanda

As empresas norte-americanas que mais procuram por brasileiros incluem redes de restaurantes e lanchonetes (50,19%), serviços de zeladoria (44,62%), processamento de carne (41,43%), babysitting/serviços domésticos (30,67%), serviços computacionais (20,3%), indústria de autopeças (11,95%) e desenvolvimento de softwares (11,55%).

Perfil dos Imigrantes Brasileiros

A CEO da AG Immigration, Leda Oliveira, explica que o perfil dos imigrantes brasileiros tem mudado com a ampliação do sistema de ensino superior no Brasil. “Se antes essas ocupações representavam quase que a totalidade dos brasileiros que vinham trabalhar nos EUA, a participação delas no conjunto total diminuiu bastante, dando mais espaço para os profissionais com formação mais avançada (…) Na pesquisa de 2022, por exemplo, a profissão que mais foi contratada foi a de desenvolvedor de software”, diz.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Alta Demanda e Oferta Limitada

A busca por imigrantes reflete a escassez de profissionais locais para suprir a demanda, que é maior do que a oferta. Segundo Oliveira, há necessidade de mão de obra qualificada em alguns segmentos do mercado de trabalho dos EUA, o que contribui para o alto fluxo imigratório de brasileiros.

Os cinco profissionais mais procurados por brasileiros nos EUA são empresários/empreendedores (4,88%), engenheiros (2,34%), dentistas (2,23%), motoristas/entregadores (1,68%) e programadores/desenvolvedores/profissionais de TI (1,52%).

Empresas Líderes em Contratação

Entre as empresas que mais contratam brasileiros, Dakota Provisions lidera, seguida por United Maintenance Company e West Liberty Foods. Empresas de tecnologia como Google e Microsoft também se destacam na contratação de profissionais brasileiros.

Estados com Maior Concentração

Os estados norte-americanos com maior concentração de profissionais do Brasil são a Flórida (30,65%), Massachusetts (12,31%), Califórnia (9,68%), Texas (6%) e Nova York (4,52%).

Recorde de Imigração

O ano de 2023 bateu recorde em relação à presença de brasileiros nos EUA, com 28.050 cidadãos obtendo o green card, um aumento de 16% em relação a 2022. A quantidade dos que se naturalizaram norte-americanos também foi alta, com 12.570 em 2023.

Perfil e Formação dos Imigrantes

A maioria dos imigrantes brasileiros é de mulheres (65%), com idades entre 35 e 44 anos (27%), pessoas casadas (68,34%) e que não concluíram o ensino médio (49,96%). As áreas de formação mais comuns incluem Administração de empresas, Engenharia elétrica/eletrônica, Ciência da computação, Engenharia mecânica e Tecnologia da informação.

Universidades de Destaque

A Universidade de São Paulo liderou a lista de formação de profissionais contratados nos EUA em 2023, seguida pela Faculdade Estácio, Unicamp, Unesp e Mackenzie.

Principais Empresas Contratantes

  • Dakota Provisions
  • United Maintenance Company
  • West Liberty Food
  • United Temps
  • Turkey Valley Farms
  • Microsoft
  • Pecan Deluxe Candy Co.
  • New Angus
  • Google
  • Nash Organization Inc

Junte-se a nós e fique por dentro das últimas notícias sobre imigração e mercado de trabalho nos EUA. Siga a gente no Google News: Acesse aqui.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário