Bolsonaro proíbe Marta Suplicy como vice de Ricardo Nunes em São Paulo

TAG Notícias

Na última terça-feira, 22 de agosto, circularam informações de que o presidente Bolsonaro teria comunicado aos membros de seu partido sua falta de apoio à inclusão de Marta Suplicy na chapa, conforme relatado pela CNN.

A possibilidade de Marta Suplicy ser escolhida como companheira de chapa de Ricardo Nunes gerou uma forte reação negativa entre alguns setores da direita.

Muitos parlamentares argumentam que a ex-prefeita de São Paulo já teve filiação com o Partido dos Trabalhadores (PT), defendeu causas relacionadas à comunidade LGBTQIA+ e se tornou conhecida pelo apelido de “Martaxa” devido à criação de taxas sobre lixo e iluminação durante seu mandato municipal.

Leia também: Bolsonaro confessa que pediu a empresário para ‘repassar ao máximo’ mensagem de urnas eletrônicas

De acordo com informações da CNN, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, está tentando persuadir Bolsonaro de que Marta poderia ser uma vice atraente para Ricardo Nunes, principalmente devido à sua forte presença nas periferias de São Paulo, onde Nunes tem baixa popularidade. As áreas periféricas da cidade representam o ponto fraco de Ricardo Nunes, enquanto seu principal adversário, Guilherme Boulos (PSOL), é mais forte nessas regiões.

Marta Suplicy pode ser vice em prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução)
Marta Suplicy pode ser vice em prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução)

Algumas fontes sugerem que Marta Suplicy tem o potencial de conquistar votos de Boulos, algo que outro possível candidato, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, não seria capaz de fazer.

É importante observar que o veto de Bolsonaro possivelmente não é uma decisão definitiva em relação à inclusão de Marta na chapa. O PL abriu mão de indicar o candidato principal à prefeitura de São Paulo e, portanto, deseja exercer influência na escolha do candidato a vice.

No entanto, a opinião do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também deve ser considerada nesse processo de decisão.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1572