Fala do médico Fred Nicácio, participante do BBB23, sobre enfermeira repercutiu negativamente na web
O participante do BBB23 Fred Nicácio, que é médico, foi protagonista de uma polêmica no programa após expor uma situação de sua vida profissional envolvendo uma enfermeira.
+ Boninho cancela documentário sobre BBB para não dar receita de sucesso para Record
Dentro do programa, a fala do médico fez o participante Cezar Black chorar, e fora causou forte repercussão, inclusive com uma nota de repúdio emitida pelo Coren-SP, Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.
Conversando com alguns colegas do programa durante um banho de piscina, Fred Nicácio relatou um caso de racismo sofrido por ele por parte de uma enfermeira:
“Eu era fisioterapeuta e vi um médico entubando um paciente e falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: ‘Sai para lá, menino. Isso dai é só para médico’. Sete anos depois, eu voltei lá e ela foi minha enfermeira. É, tô aqui, doutor Fred Nicácio. Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. É assim que a gente trata racista”, relatou.
+ Ludmilla é processada pelo próprio advogado após caso de racismo e faz desabado desesperado
No mesmo dia, o colega de confinamento que é enfermeiro Cezar Black, relatou em lágrimas ter se sentido ofendido pelo médico Fred Nicácio:
“Isso é uma coisa que brigamos todos os dias. (…) A enfermagem vai estar do dia que você nasce, na hora da UTI, quando você tá internado, sofrendo… até quando você morreu. Quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem quando você vem ao mundo e a última. Então nossa classe é f***, trabalha mais que todas as outras classes e não tem reconhecimento”.
Após repercutir negativamente nas redes sociais, a fala do médio chamou atenção do Coren-SP, que emitiu então a nota de repúdio através do Instagram: “a enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas”.
“A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria”, concluiu a entidade.