A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou na noite desta quinta-feira (27) um retorno localizado na Avenida Paulista, entre a Praça do Ciclista e a Rua da Consolação, para a instalação do canteiro de obras do novo túnel subterrâneo do Metrô de São Paulo. Essa construção tem o objetivo de facilitar o fluxo de passageiros que realizam a baldeação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela do sistema de transporte metropolitano, criando uma nova conexão entre as estações Consolação e Paulista. A construção desse túnel já havia sido aprovada pelo então governador Rodrigo Garcia em novembro de 2022.
De acordo com o Metrô, o projeto da obra tem um prazo estimado de 36 meses, ou seja, três anos, incluindo a montagem do canteiro de obras e a execução do projeto. Durante esse período, a ciclovia, o ponto de táxi e uma banca que estavam localizados no trecho interditado serão remanejados para a travessa com a Rua Bela Cintra, de forma a garantir a fluidez das atividades.
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O túnel subterrâneo projetado pelo Metrô terá uma capacidade de deslocamento de aproximadamente 18 mil pessoas por hora. A estrutura do túnel terá 90 metros de extensão, 7,5 metros de largura e 5,5 metros de altura, além de contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros.
O processo de escavação do túnel será realizado inicialmente na vertical, atingindo uma profundidade de aproximadamente 20 metros, e depois prosseguirá na horizontal. Essa obra é uma importante iniciativa do Metrô de São Paulo para melhorar a mobilidade urbana e a experiência dos passageiros que utilizam as linhas 2-Verde e 4-Amarela, proporcionando um trajeto mais eficiente e seguro na região central da cidade.