AstraZeneca admite à Justiça efeito colateral raro na vacina da Covid

covid-19

A AstraZeneca, em uma admissão inédita, reconheceu à Justiça a ocorrência de um “efeito colateral raro” em sua vacina contra a Covid-19. Esse reconhecimento veio à tona em uma ação coletiva movida por pessoas que desenvolveram trombose após receberem a vacina na Inglaterra, gerando controvérsias e questionamentos sobre a segurança do imunizante.

Leia também: Pacientes portadores de doenças cardíacas não seguem o tratamento adequado no Brasil

No processo, que envolve 51 famílias em busca de uma indenização de até R$ 700 milhões, a farmacêutica admitiu que sua vacina “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS)”, uma condição séria que envolve a formação de coágulos sanguíneos.

Com a vacina da AstraZeneca amplamente utilizada no Brasil, a notícia levanta preocupações e gera debates, especialmente no meio político e entre os profissionais de saúde. O Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação contra a Covid-19, salientando que a não imunização representa um risco maior.

“A vacina fabricada pela empresa AstraZeneca/Oxford, desenvolvida no início da pandemia, e produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi extremamente importante para o controle dos casos e a redução de óbitos por Covid-19 no país e no mundo, salvando milhares de vidas. Desde dezembro de 2022, essa vacina é indicada para pessoas a partir de 40 anos, de acordo com as evidências científicas mais recentes”, diz a pasta.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

“O atual cenário da Covid-19 no país, com redução de casos graves e óbitos pela doença, é resultado da população vacinada. Os eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e ocorrem, em média, um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”, completou o Ministério da Saúde, em comunicado feito no ano passado.

Siga a gente no Google News e mantenha-se informado!

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1876

Deixe um comentário